Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Cidade de São Paulo registra a tarde mais quente do ano neste domingo

A capital também teve o dia com a mais alta temperatura do mês de novembro desde que se iniciaram as medições do CGE, em 2004 

São Paulo|Do R7

Crianças e adultos se refrescam no Sesc Belenzinho
Crianças e adultos se refrescam no Sesc Belenzinho

A cidade de São Paulo registrou, neste domingo (12), a maior temperatura do ano, segundo os dados das estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). Durante a tarde, a média foi de 36,9°C.

Hoje também foi o dia mais quente do mês de novembro de todo o histórico do CGE, que faz as medições desde 2004. O recorde anterior era 35,3°C, registrado em 2019.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


A maior temperatura máxima absoluta — medida em apenas um ponto da cidade — também bateu recorde com 38,5°C, registrado na Subprefeitura de Vila Mariana, na zona sul, por volta das 16h. 

Às 10h40, a Defesa Civil Municipal decretou o estado de atenção para baixa umidade do ar — que oscilou próximo a 20% — para toda a capital. 


Onda de calor

Pela quarta vez no segundo semestre de 2023, o Brasil está sendo atingido por uma onda de calor. São Paulo e outros 12 estados devem registrar temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro. O fenômeno deve durar até a quarta-feira (15), com possibilidade de extensão.

A meteorologista Deise Moraes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), afirma que alguns fatores explicam o calor excessivo e fora de época, como o El Niño (o aquecimento acima da média das águas do oceano Pacífico equatorial) e o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.

Moradores de São Paulo buscam piscinas e parques para se refrescarem do calorão

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.