Cidade de São Paulo tem previsão de temporais até início de outubro
Chuvas fortes devem durar até o fim de semana. Dias seguintes continuam nublados, mas sem pancadas significativas na capital
São Paulo|Isabelle Amaral*, do R7
As chuvas registradas desde o último domingo (25) em toda a cidade de São Paulo, com forte intensidade, devem durar até sábado, no primeiro dia do mês de outubro, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).
A condição eleva o potencial para a formação de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de córregos e rios.
Os temporais devem parar apenas no domingo (2). Mesmo assim, a previsão é que o clima continue nublado, sem aparecimento de sol e com temperatura máxima de 19°C.
Leia também
Em entrevista ao R7, o meteorologista do CGE Thomaz Garcia explica que essas instabilidades devem atingir estados fora de São Paulo, como Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar disso, "a semana que vem continuará com o tempo encoberto, alguns períodos de sol, mas com predomínio do frio ainda, e pode haver chuvas fracas, mas não como as registradas ontem (27) e hoje (28)", disse.
A chuva foi tão intensa na terça que a água chegou a alagar as obras da futura estação Sesc-Pompeia do Metrô de São Paulo, que integrará a Linha 6-Laranja.
Previsão para os próximos dias na capital
A quinta-feira (29) ainda deve registrar temporais fortes, que podem se elevar no período da tarde. O CGE alerta para novos pontos de alagamento na capital e elevação no nível de rios e córregos. A sensação de frio permanece, com termômetros entre 13°C e 17°C.
A sexta-feira (30) vai continuar com o tempo encoberto e previsão de pancadas de chuva com trovoadas. A mínima prevista é de 11°C e máxima, de 17°C.
No sábado (1°), praticamente não há alteração climática, com previsão de chuva forte e frio, mas o sol deve aparecer entre algumas nuvens durante a tarde.
No domingo (2), o clima nublado predomina, mas não há previsão de chuva. A temperatura máxima deve chegar a 19°C. Na capital paulista, por causa das chuvas, a qualidade do ar por esses dias melhora, e atinge níveis entre 80% e 100%.
* Estagiária sob supervisão de Raphael Hakime