Cidade de SP registra chuvas acima da média histórica em janeiro
Grande SP tem pancadas de chuva fortes e volumosas com possibilidade de deslizamentos e transbordamento de rios
São Paulo|Do R7
A Grande São Paulo vai ter um início de semana com pancadas de chuva fortes e volumosas e, por isso, existe a possibilidade de novos alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios e córregos na região. A capital paulista, por exemplo, vai terminar o mês de janeiro com chuva acima da média. No mês, a média histórica é de 288,2 mm.
Até a manhã da última sexta-feira (28), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já tinha registrado 289,1 mm na estação do Mirante de Santana. Com a chuva que caiu no fim de semana, os valores vão subir mais até o fim do dia, quando se encerra o mês.
Dados prévios mostram que este já é o janeiro com a maior quantidade de chuva na cidade desde 2019. Naquele ano, foram 319,2 mm. Depois, foram registrados 215 mm e 279,4 mm nos anos de 2021 e 2020, respectivamente.
Leia também
Nesta segunda-feira (31), persistem as condições de chuvas alternadas na cidade. O tempo começa a melhorar a partir desta terça-feira (1º).
As chuvas são resultado da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), uma persistente banda de nebulosidade que se estende desde a Amazônia até o oceano Atlântico. As nuvens se tornam tão densas que ficam praticamente estacionadas em uma única região, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas por, pelo menos, quatro dias consecutivos, e causando episódios extremos.
Acúmulo de água
Francisco Morato em 72 horas acumulou mais de 300 mm de chuva. Com tanto volume, o solo não consegue absorver a água, o que acaba ocasionando deslizamentos. Pelo menos quatro pessoas morreram na cidade vítimas dos temporais.
Desde o sábado, praticamente todo o estado de São Paulo está em alerta de "perigo" para chuvas intensas no sistema de notificações do Inmet.
O informe apontou chuva de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h, "com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas".
O instituto emitiu outro alerta na madrugada deste domingo, em que registrou "grande perigo" por causa do "acumulado de chuva" na Grande São Paulo e em trechos das regiões oeste e norte do estado.