São Paulo Com 190 anos, PM de SP está entre as maiores polícias do mundo 

Com 190 anos, PM de SP está entre as maiores polícias do mundo 

Criada em 15 de dezembro de 1831, a corporação conta com um contingente de aproximadamente 85 mil homens e mulheres 

  • São Paulo | Isabelle Amaral,* do R7

Polícia Militar do Estado de São Paulo completa exatos 190 anos de existência

Polícia Militar do Estado de São Paulo completa exatos 190 anos de existência

Divulgação Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de São Paulo completa exatos 190 anos de existência nesta quarta-feira (15). Nesses quase dois séculos, a Polícia Militar paulista participou de diversos momentos históricos para o estado e para o Brasil, empenhada sempre em manter a ordem pública. 

Como uma das maiores forças de segurança pública do mundo, a PM construiu ao longo desse período uma estrutura técnica de gestão que oferece subsídios às políticas de segurança e atendimento à sociedade. 

Atualmente, a corporação é considerada a maior polícia do Brasil e a terceira maior instituição militar da América Latina, com aproximadamente 85 mil homens e mulheres que trabalham para garantir a segurança em todo o estado. “A Polícia Militar de São Paulo é uma instituição de excelência em segurança pública e um grande patrimônio da população paulista. Sua história foi construída por bravos homens e mulheres comprometidos com o bem comum, com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil e, fundamentalmente, com a proteção das pessoas", reforça o secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

PM em números

PM em números

Divulgação/Polícia Militar - 15.12.2021

Em entrevista ao R7, o capitão Guedes, da Polícia Militar, relatou a sensação de fazer parte da corporação há 17 anos. "Busquei a Polícia Militar motivado pela possibilidade de ajudar as pessoas. Talvez nenhuma outra empresa, pública ou privada, pudesse me dar o retorno que a PM me dá, pois são quase dois séculos de história e doação de todos que me precederam", disse. 

Além disso, o capitão mencionou o fato de ter a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas ao trabalhar na companhia. "Se pudesse voltar no tempo e recomeçar a minha vida com a idade que tinha quando ingressei na PM, faria tudo exatamente da mesma forma", finalizou. 

PM celebra o aniversário com megaoperação

Para celebrar os 190 anos de história, a Polícia Militar de São Paulo realiza, nesta quarta-feira, uma megaoperação que conta com a participação de 10 mil profissionais nas ruas. 

PM realiza megaoperação para celebrar os 190 anos

PM realiza megaoperação para celebrar os 190 anos

Reprodução/Record TV - 15.12.2021

De acordo com o tenente-coronel Coutinho, as tropas estarão espalhadas por todo o estado com o intuito de levar a maior percepção de segurança à população e diminuir os índices criminais em São Paulo. 

*Estagiária sob supervisão de Ingrid Alfaya

Últimas