Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Com a chegada do calor, saiba como se proteger em lagos e represas

Atenção com crianças, conhecer bem os locais e jamais tentar ajudar se não tiver experiência são algumas das dicas do Corpo de Bombeiros

São Paulo|Márcio Neves, do R7

Bombeiros fazem buscas por crianças que se afogaram na Guarapiranga em SP
Bombeiros fazem buscas por crianças que se afogaram na Guarapiranga em SP

Com o calor prometido por meteorologistas e a chegada do período de férias, o número de banhistas que procuram represas e lagos cresce na Grande São Paulo. Segundo a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), só neste ano ocorreram em média 16 afogamentos por dia e 75% deles em locais de lazer.

Leia mais: Afogamento é maior causa de mortes acidentais de crianças no Brasil

No mês passado, por exemplo, quatro crianças morreram após se afogarem na represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo.

"O maior risco é não conhecer bem o local. A pessoa entra caminhando normalmente e acha que pode continuar por uma longa extensão, mas estes locais têm muitos buracos que podem chegar até 12 metros de profundidade e são perigosos para quem não tem habilidade aquática", explica o capitão Francisco Laroca, que atua no 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo na represa de Guarapiranga, zona sul da cidade.


O Corpo de Bombeiros explica ainda que nestes locais vegetação e até lixo podem contribuir para essa falsa sensação de que o local é raso, induzindo as pessoas a se arriscarem e que muitas vezes o consumo excessivo de álcool também contribui para aumentar os riscos de um afogamento.

Segundo o capitão Laroca, uma das maneiras de reduzir os riscos é procurar locais em que há presença do guarda-vidas, tanto na terra firme, quanto em embarcações. "Todos estão equipados com radiocomunicador para que todos possam atuar na ocorrência o mais rápido possível", complementa Laroca.


Atenção com crianças

Ainda segundo dados da Sobrasa, as crianças são as principais vítimas de afogamento em todo o país. Entre as orientações estão o de manter as crianças sempre próximas e não confiar 100% em equipamentos que auxiliam na flutuação, como as boias.


"Jamais e em tempo algum tirem os olhos das crianças, mantenha uma distância de segurança de no máximo um braço de distância. Essa recomendação pode parecer redundante, mas é o principal fator de prevenção de afogamento infantil. Os responsáveis não devem se desviar fazendo uso do celular, aplicativos, música ou conversa com amigos", reforça o capitão Francisco Laroca.

Cuidado também em cachoeiras

Para quem vai descansar em locais de cachoeiras, além de riscos semelhantes ao de lagos e represas, o Corpo de Bombeiros de São Paulo lembra que é preciso ter muito cuidado em relação a força da queda d'água e com a profundidade do local.

"Não se deve aventurar e querer medir força com a natureza, muitas vezes a queda d'agua é forte e acaba gerando um refluxo fechado, que é quando a água bate no corpo e afunda a pessoa com força, dificultando que ela consiga voltar a superfície".

Equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros de São Paulo
Equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Em caso de emergência

Uma das principais recomendações do Corpo de Bombeiros em caso de presenciar uma pessoa se afogando, é o mais rápido possível tentar localizar um guarda-vidas e pedir que ele auxilie a pessoa em apuros e ligar para o 193 - o serviço de emergência e tentar passar o máximo de detalhes que facilitem a identificação e localização da vítima.

Caso o local não disponha de guarda-vidas, a recomendação é que uma pessoa com experiência em nado tente levar algum material flutuante até a pessoa em risco e também acionar o Corpo de Bombeiros.

"Caso não tenha devido treinamento para salvamento aquático, ou não tenha habilidade aquática para garantir a sua segurança, jamais tente salvar uma pessoa que esteja se afogando. Uma pessoa sem habilidade, nem treinamento, certamente tem risco de se tornar também uma vítima", lembra o capitão Laroca.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.