Com calor intenso, SP alerta para alta no consumo de água e queda no nível dos reservatórios
Nível dos reservatórios responsáveis por abastecer toda região marcou 26,5%, o menor índice da semana
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em meio a onda de calor que atinge São Paulo e outros sete estados brasileiros, o governo de São Paulo emitiu um alerta devido ao aumento de até 60% do consumo de água em algumas regiões, o que afetou o nível dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo.
Com a maior demanda, a Sabesp fez orientações para economizar a água. “O crescimento do consumo ocorre em um momento em que o estado registra um dos menores índices de chuvas dos últimos anos, causando uma estiagem prolongada e afetando a capacidade das represas que abastecem a Região Metropolitana”, informou o governo.
O nível dos reservatórios responsáveis por abastecer toda região marcou 26,5%, o menor índice da semana, segundo dados mais recentes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Veja mais
Diante do cenário, a companhia e o governo solicitaram que as pessoas façam uso consciente da água, tomando banhos mais rápidos e evitando desperdícios e o uso para fins não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros.
“O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal. A colaboração da população é fundamental para garantir a regularidade do abastecimento”, diz o texto.
Como economizar água
• Vilão do consumo: um banho de 15 minutos pode gastar até 150 litros de água, o que em uma família de três pessoas pode significar 13,5 mil litros mensais. Banhos rápidos, de 5 minutos, podem economizar até 9 mil litros por mês.
• A descarga também consome bastante água. Cheque sempre se não há vazamentos e evitem jogar papel higiênico para não causar entupimento e aumentar o desperdício.
• Na cozinha, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça e abra apenas no momento de fazer o enxágue. Caso tenha máquina de lavar louça, ligue apenas quando estiver cheia.
• Junte o máximo de roupa suja antes de ligar a máquina de lavar roupas. Não esqueça que a água descartada no final da lavagem pode ser usada em outras atividades, como lavar calçadas ou varandas.
• Opte sempre por vassoura no lugar das mangueiras para limpar a calçada, o quintal e outras áreas da casa. Se precisar lavar o carro, use o balde, ao invés da mangueira.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














