Com chegada do IFA, produção da CoronaVac demora até 20 dias
Saiba o passo a passo desde a chegada dos insumos, envase, testagem até a distribuição das doses ao Ministério da Saúde
São Paulo|Do R7
Depois de ficar sem insumos para a produção da CoronaVac, o Instituto Butantan recebe na tarde desta terça-feira (25) 3 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para retomar a fabricação do imunizante contra a covid-19. No entanto, até a vacina ficar pronta são necessários de 15 a 20 dias. Entenda o passo a passo.
A primeira etapa, a partir do recebimento da matéria-prima, é o armazenamento do IFA em câmara fria e contêiner de aço-inox. Depois o contêiner é encaminhado para a sala de tanques para transferência do composto para a bolsa de agitação.
Na sequência, vai para o tanque pulmão, onde ocorre o envase. Durante esse processo, os frascos-ampola são lavados e esterilizados por meio de ar seco quente, passam automaticamente para a entrada da máquina envasadora e, por esteiras automáticas, são posicionados nas agulhas que despejam o produto dentro dos frascos via bomba dosadora.
Leia também
Já com o produto, os frascos-ampola são entregues pela esteira automática à recravadora, onde recebem o selo de alumínio.
Na terceira fase, é feita a inspeção visual manual, rotulagem e checagem dos dados até que os frascos sejam embalados.
Após o conteúdo envasado, são feitos testes de qualidade por amostragem, incluindo aspecto, pH, volume extraível, volume médio, teor de alumínio, teste de vedação, osmolalidade, identidade, conteúdo antigênico, toxicidade, esterilidade e endotoxina.
Após a testagem, a CoronaVac estará pronta para distribuição ao Ministério da Saúde, que encaminhará as doses aos estados, de acordo com o PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a covid-19.