Com "pegadinha", radar na marginal Tietê segue como campeão de multas em 2015
Motoristas reclamam da sinalização muito próxima a alça de acesso à ponte das Bandeiras
São Paulo|Do R7

O radar na marginal Tietê, localizado na alça de acesso à ponte das Bandeiras, sentido Castello Branco, é mais uma vez o campeão em multas na capital paulista. Em 2015, foram aplicadas no local 292.069 penalidades, o número corresponde a 2% do número geral de autuações, que foi de mais de 13,3 mi. A maior parte das multas são aplicadas aos motoristas que entram à direita na alça de acesso à ponte, que durante alguns momentos do dia tem a circulação de carros proibida, deixando o acesso livre somente para ônibus e táxis com passageiros.
As reclamações sobre as autuações no local são recorrentes. Os motoristas, principalmente aqueles que não estão acostumados a circular pelo local, criticam a sinalização, a qual consideram uma espécie de "pegadinha". A placa que informa os horários de proibição está a 150 metros da curva, espaço considerado curto para uma reação segura do motorista na mudança de direção. A multa é considerada grave, acarretando o pagamento de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira.
Em 2014, o cenário era o mesmo, apesar de ter registrado um número maior de autuações. Foram mais de 380 mil e, mais uma vez, a conversão proibida à direita neste local encabeçou a lista de penalidades.
Procurada para esclarecer questões ligadas a sinalização no local e a reincidência alta de multas no mesmo endereço, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou, em nota, que o "aumento do número de multas ocorre porque houve um aumento na fiscalização do trânsito e de desrespeito dos condutores às leis de trânsito. Pesquisa recente mostrou que a maioria dos acidentes foi provocada ou teve a participação de motoristas habitualmente multados por excesso de velocidade ou por avançar o sinal vermelho. Além disso, mais de 69,1% dos motoristas não receberam nenhuma multa no ano passado".
Ainda de acordo com o texto, "não há radares escondidos. Todos os equipamentos implantados estão em conformidade com a Resolução Federal 396/11 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), possuem sinalização vertical com a regulamentação da velocidade máxima da via".
Uma pessoa foi multada a cada 2 segundos na capital em 2015
Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser













