Comerciantes expulsam usuários na região da Cracolândia; veja vídeo
Confusão aconteceu depois que a GCM dispersou o fluxo próximo ao hospital Pérola Byington, que deve ser inaugurado em setembro
São Paulo|Aline Freitas*, da Agência Record, com informações da Agência Estado
Vídeos flagram uma confusão causada por moradores da Cracolândia nas ruas do centro da capital, na manhã desta quarta-feira (6). De acordo com a GCM (Guarda Civil Municipal), a desordem se iniciou após uma ação de zeladoria próxima ao hospital Pérola Byington, quando os dependentes químicos se aglomeraram na rua dos Protestantes. Como a concentração estava atrapalhando o tráfego na região, a GCM tentou dispersá-los.
A ação provocou uma rebelião entre essas pessoas que começaram a transitar pelas ruas da região causando a baderna. Em um vídeo a que a Agência Record teve acesso é possível ver os dependentes químicos passando pela rua Santa Ifigênia, altura do número 555, enquanto gritam aos moradores dos prédios e comerciantes no local. Alguns chegam até a bater nas portas dos comércios. Em determinado momento do vídeo, é possível vê-los correndo.
Outras filmagens mostram os comerciantes revidando o ataque dos dependentes químicos. Pessoas com pedaços de madeira ameaçam e atacam os moradores da Cracolândia, que fogem dos golpes. Essa confusão também aconteceu na rua Santa Ifigênia, dessa vez próximo ao número 251.
Ainda segundo a GCM, a confusão começou por volta das 9h40 da manhã, e a situação já foi normalizada.
Bar saqueado na rua dos Guaianases
Um bar na Santa Ifigênia, região central de São Paulo, foi saqueado na madrugada desta quarta-feira (6) após uma nova operação da Polícia Civil de São Paulo para dispersar o chamado "fluxo" da Cracolândia, que se concentrou nos últimos dias na rua dos Gusmões. Ao todo, quatro suspeitos foram presos e autuados em flagrante por furto qualificado.
O estabelecimento atacado fica localizado na rua dos Guaianases. "Nós sabemos que não existe uma quantidade suficiente de drogas sendo vendida no centro de São Paulo, estão faltando drogas", disse o delegado Roberto Monteiro, da 1ª Seccional Centro. "É muito explicativo o fato de eles terem invadido um bar, por estarem justamente atrás de bebidas alcoólicas."
O boletim da polícia mostra que, com o saque, foram furtados não só bebidas e maços de cigarros, como um televisor (avaliado em R$ 1.500) e outros pertences de valor do estabelecimento. Quatro suspeitos, descritos pela Polícia Civil como dependentes químicos, foram presos em flagrante e encaminhados ao 77º Distrito Policial (Santa Cecília).
*Estagiária da Agência Record, sob supervisão de Laura Lourenço