Turistas auxiliam no resgate de Uilgner Rodrigues, no Buraco Azul (CE)
DivulgaçãoUm turista de São Paulo morreu afogado na tarde da segunda-feira (21) em um lago conhecido como Buraco Azul, um dos pontos turísticos mais conhecidos do litoral oeste cearense, localizado em Caiçara, no município de Cruz.
Dias após o acidente, amigos e turistas do Ceará usaram as redes sociais para comentar a tragédia e demonstrar solidariedade à família do rapaz. "Obrigada por ter me feito tão feliz, eu te amo", escreveu Bia Carvalho, noiva de Uilgner Rodrigues. "E agora, como eu volto sem você. Eu te amo e tá doendo muito", disse ela em outra publicação.
De acordo com informações de testemunhas, o turista teria ficado cerca de 30 minutos embaixo d’água no Buraco Azul. No local, estavam dois salva-vidas, que tentaram o resgate e precisaram da ajuda de outros banhistas para localizar a vítima e retirá-la do lago. Após ser resgatado, o homem chegou à superfície desacordado.
Em meio à espera pelo socorro, a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegou ao local quando a vítima já tinha sido encaminhada ao hospital, transportada em um helicóptero particular para o Centro de Saúde da Família (CSF), situado na localidade do Preá. Lá, foi constatada a morte da vítima.
A demora no atendimento da vítima causou a revolta das pessoas que estavam no Buraco Azul. Uma confusão foi formada, e pedras foram atiradas contra uma barraca no local.
A morte do turista paulista está sendo investigada pela Delegacia Municipal de Cruz, unidade da Polícia Civil responsável pela região. A Prefeitura Municipal de Cruz também está acompanhando a apuração dos fatos.
A empresa Buraco Azul Caiçara publicou um comunicado em que lamenta a morte do turista. "Com profundo pesar, o Buraco Azul Caiçara comunica o falecimento de Uilgner Rodrigues, turista que frequentava o nosso estabelecimento, ocorrido por volta das 13h15 desta segunda-feira, 21 de março", informou.
"A equipe de segurança aquática do restaurante realizou de forma imediata todo socorro e atendimento à vítima de afogamento, mas, infelizmente, Uilgner Rodrigues veio a óbito."
A empresa disse também que vende passeios de helicóptero na região conhecida como Buraco Azul, sem pertencer nem manter vínculos com a atual administração do restaurante — e que usa o terreno como heliponto e venda de passeios.
A nota diz ainda que as informações divulgadas sobre outras mortes no estabelecimento "são falsas". O Buraco Azul Caiçara ressalta que ficará fechado nos próximos dias. A empresa lamentou a morte e disse que presta apoio e solidariedade à família.
*Com a colaboração de Carolina Lopes e Rafael Silva, da Record TV