Como pedir poda ou remoção de árvores em São Paulo?
Serviço é oferecido pela prefeitura, não tem custo e pode ser solicitado pela internet ou por telefone, ligando para o número 156
São Paulo|Do R7
Apesar do cinza da cidade, não é incomum se deparar com grandes árvores em São Paulo. Muitas delas, inclusive, correm risco de cair sobre ruas ou casas. Para evitar que isso aconteça, os munícipes devem acionar a prefeitura da capital, que disponibiliza serviços de poda e remoção de árvores gratuitamente.
A gestão municipal é responsável pela conservação arbórea da cidade, adequando a vegetação aos locais públicos. O serviço é garantido e regulamentado pela Lei nº 10.365, de 22 de setembro de 1987.
A poda de árvores pode ser solicitada pelos munícipes de duas formas. Por telefone, ligando para o número 156. Ou pela internet, acessando o site da Prefeitura de São Paulo.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o Manual Técnico de Poda, lançado em 2005 pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, existem quatro tipos diferentes de poda:
• poda de formação: confere uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento;
• poda de limpeza: elimina ramos doentes, praguejados ou danificados;
• poda de emergência: retira galhos que colocam em risco a segurança das pessoas;
• poda de adequação: adequa o desenvolvimento da árvore aos espaços, edificações ou equipamentos urbanos.
Caso a árvore esteja em um terreno particular, o proprietário do local deve solicitar autorização da prefeitura, o que garante o manuseio das árvores nos períodos certos e maior segurança.
No entanto, empresas particulares não podem realizar serviços em árvores que estejam em espaços públicos. Somente a subprefeitura da região está autorizada a fazê-lo.
O serviço de poda de árvore em vias públicas é gratuito e nenhuma empresa tem permissão para realizar ou cobrar por ele. Quem o fizer estará desrespeitando a Lei nº 10.365 e cometendo crime ambiental, sujeito à multa.
Veja imagens da primeira feira livre de SP, localizada na Cracolândia