São Paulo Confira o que abre e fecha em SP no feriado desta segunda-feira

Confira o que abre e fecha em SP no feriado desta segunda-feira

Serviços municipais terão funcionamento diferenciado na capital paulista. Rodízio de veículos está suspenso para automóveis

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na segunda-feira (15)

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na segunda-feira (15)

Paulo Pinto/Fotos Públicas (14/11/2013)

Em razão do feriado da Proclamação da República, a cidade de São Paulo terá parte de sua rotina alterada nesta segunda-feira (15). O rodízio para automóveis está suspenso, e a circulação de ônibus terá frota semelhante à de um sábado. 

Confira abaixo como fica o funcionamento dos serviços municipais durante:

Assistência social

Abertos: SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes), SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), Centros de Acolhida, CPAS (Coordenação de Pronto Atendimento Socia), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados:  SAS (Supervisão de Assistência Social), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centros POP,  NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico), CCA (Centro para Criança e Adolescente), CJ (Centro para Juventude), CEDES) (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos), NCI (Núcleo de Convivência do Idoso), NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência), CDI (Centro Dia para Idosos), CRECI (Centro de Referência da Cidadania do Idoso), Circo Escola, SASF (Serviço de Assistência Social à Família), CCInter (Centro de Convivência Intergeracional), CDCM (Centro de Defesa e de Convivência da Mulher), SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), MSE-MA (Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Direitos humanos

A Casa da Mulher Brasileira e os serviços de acolhimento seguem abertos para atendimento às mulheres vítimas de violência.

Os Centros de Cidadania e Referência da Mulher e os três Postos Avançados de Apoio à Mulher (Estação Santa Cecília – Linha 3 Vermelha, Estação Luz – Linha 1 Azul do Metrô e Terminal de Ônibus Sacomã da SPTrans) estarão fechados durante o feriado.

Também estarão fechados os Centros de Cidadania LGBTI, os Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial e o CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes).

A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos atende de plantão pelo WhatsApp (11) 997549-9770. Os interessados também podem utilizar os serviços registrando os seus pedidos pelo formulário para cadastro de desaparecidos disponível no site da secretaria. O Posto Avançado na Luz também estará fechado durante o feriado, reabrindo na terça-feira.

Em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, os conselhos tutelares de cada região do município podem ser acionados por meio de plantão telefônico, conforme a relação à disposição pela internet.

O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, bem como os Núcleos de Direitos Humanos, não abre durante o feriado, retomando suas atividades na terça-feira (16).

Denúncias de violação dos direitos humanos, violência doméstica, homofobia e racismo podem ser realizadas pelo Portal SP156, pelo Disque 100 ou pelo telefone 180.

Rodízio

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na segunda-feira. As demais restrições existentes na cidade seguem suspensas:

- Rodízio de veículos pesados (caminhões);

- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);

- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);

Ainda na segunda, as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus funcionarão de acordo com a sinalização local. Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue, acesse o site ou baixe o aplicativo SP156.

Hospitais veterinários

Os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul estarão fechados no feriado de 15 de novembro e voltam a atender na terça-feira (16).

Unidades

Zona leste - avenida Salim Farah Maluf, s/nº, esquina com a rua Ulisses Cruz - Tatuapé

Zona norte - rua Atílio Piffer, 687 - Casa Verde

Zona sul - sua Agostino Togneri, 153 - Jurubatuba

Pessoa com deficiência

Central de Libras

As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo) e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo.

Saúde

Em razão do feriado, algumas unidades na capital paulista terão funcionamento alterado.

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:

- Hospitais e prontos-socorros;
- Hospitais Dia 24h;
- AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24h;
- UPAs (Unidades de Pronto Atendimento);
- Caps (Centro de Atenção Psicossocial) AD IV Redenção;
- Samu 192.

Atenderão parcialmente:
- As AMAs 12h estarão abertas das 7h às 19h;
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abrirão das 8h às 17h para vacinação somente no sábado;
- Uvis (Unidades de Vigilância em Saúde) manterão plantões devido à vacinação;
- Já as AMAs/UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h, inclusive para a vacinação contra a Covid-19;
- Os Caps III (Centros de Atenção Psicossocial III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público.

Estarão fechados:
- AE (Ambulatórios de Especialidade);
- Caps II (Centros de Atenção Psicossocial II);
- Hospitais Dia;
- As unidades da rede municipal especializada em IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/Aids estarão fechadas no feriado. O atendimento retorna na terça-feira (16).

SPTrans

A circulação dos ônibus na segunda-feira (15) será equivalente à frota de sábado. Os postos de atendimento aos usuários do Bilhete Único Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão normalmente, das 6h às 22h. Os postos Metrô Jabaquara, Santana e Augusta e o Posto Central da SPTrans estarão fechados nesses dias.

Mesmo nos horários em que os postos estão fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, lotéricas e Banco do Brasil. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da SPTrans.

Postos de venda e atendimento em terminais e estações de transferência funcionarão normalmente. Nos terminais, o atendimento será das 6h às 22h. Os postos do metrô Jabaquara, Santana e Augusta e Posto Central da SPTrans estarão fechados. 

Trânsito

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai realizar a Operação Estrada durante o feriado da Proclamação da República, que teve início na sexta-feira (12) e se estende até terça-feira (16). A previsão pelas concessionárias é de que 2 milhões de veículos utilizarão a malha rodoviária no sentido do litoral e interior. A ação tem como objetivo garantir a segurança de motoristas e pedestres, bem como a fluidez no trânsito, por conta do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias.

Nesta segunda, o monitoramento ocorre principalmente nos períodos da manhã e da tarde.

Principais Pontos de Operação:

Marginal Tietê;
Marginal Pinheiros;
Avenida dos Bandeirantes;
Avenida Presidente Tancredo Neves;
Rua das Juntas Provisórias;
Rodovia Anchieta (Trecho urbano);
Avenida Professor Luís Inácio Anhaia Melo;
Avenida Salim Farah Maluf;
Avenida Professor Abraão de Morais;
Eixo Norte / Sul;
Eixo Leste / Oeste;
Avenida Professor Francisco Morato;
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães;
Avenida Jacu-Pêssego.

Últimas