Conselho apura 51 denúncias em SP de fraude na vacinação contra covid
Segundo o Coren, cidade de São Paulo é a que mais acumula casos, com 21. Se infração for confirmada, profissional pode ser cassado
São Paulo|Guilherme Padin, do R7
O Coren-SP (Conselho de Enfermagem do Estado de São Paulo) apura 51 denúncias de fraude na vacinação contra a covid-19 em municípios de São Paulo desde o início de fevereiro, após a mais recente atualização nesta terça-feira (20).
As cidades que mais registraram casos entre os 51 foram São Paulo, com 21 denúncias, Jacareí (3) e Cotia, Franco da Rocha, Santos e Taboão da Serra, com duas cada.
Após a sindicância para a investigação ser realizada, se o conselho constatar indícios de infração, é instaurado um processo ético-profissional e o profissional envolvido na denúncia deverá ser notificado para prestar um depoimento com sua versão sobre o fato.
Se a infração for confirmada, o envolvido pode receber advertência, multa, censura, suspensão temporário do exercício do cargo ou até a cassação da função.
Confira a quantidade de casos para cada cidade:
1 Jaú
1 Vinhedo
1 Salto
1 Aguaí
1 Itatiba
2 Franco da Rocha
1 Sorocaba
2 Cotia
1 Barueri
1 Carapicuíba
1 Lucélia
1 Presidente Prudente
1 Itirapina
1 Tambaú
1 Ribeirão Preto
1 Américo Brasiliense
1 Santo André
1 Diadema
2 Santos
1 Eldorado
1 Praia Grande
1 Votuporanga
3 Jacareí
21 São Paulo
2 Taboão da Serra
Em nota, o Coren afirma que há 540 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem no estado de São Paulo, e ressaltou que a atuação da categoria não pode ser generalizada por casos específicos de infrações.