Conselho de Educação Física faz 20 anos e ganha homenagem na Alesp
Órgão estadual, cuja atribuição é fiscalizar e garantir profissionais qualificados ao cidadão, nasceu em sala emprestada e hoje conta 176 mil membros ativos
São Paulo|Do R7
O CREF (Conselho Regional de Educação Física) de São Paulo completou 20 anos de fundação e recebeu uma homenagem na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) neste sábado (14).
Políticos, profissionais de educação física e representantes de outros estados do país estiveram presentes à sessão solene na capital paulista.
O órgão é responsável por orientar, fiscalizar e garantir que o cidadão tenha acesso a profissionais de educação física qualificados. O anfitrião do evento foi o presidente do CREF/SP, Nelson Leme da Silva Junior, que destacou a importância do conselho.
— A sociedade tem direito de ser atendida por um profissional de educação física regularmente registrado no sistema, para garantia da própria população. Então, o conselho nasceu para defender os interesses da sociedade. [Nosso objetivo é] dotar nosso profissional de educação física com conhecimento e técnica para poder agir com seriedade junto à sociedade. Não podemos perder de vista o nosso principal objetivo: defender a sociedade do mau profissional.
Silva Júnior também exaltou a evolução do CREF, que "funcionava em uma salinha emprestada no conjunto esportivo Baby Barioni".
— Hoje, temos uma sede na rua Líbero Badaró, com três andares. Temos também seccional em Campinas e outra em Sorocaba. Então, cresceu muito. Começou com 2.000 e hoje temos 176 mil profissionais registrados.
A sessão solene contou com a presença do parlamentar Major Olímpio, líder do PSL no Senado Federal, que comemorou os 20 anos do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo.
— Os 20 anos do conselho geraram um fortalecimento muito grande para a atividade do educador físico. Ela é fundamental e não pode ser improvisada sob o risco de a sociedade sofrer as consequências disso. [...] O conselho garante que vamos ter profissionais, educadores físicos, para atender a população adequadamente, desde as nossas criancinhas até os nossos idosos. [...] Muitas vezes, perdemos talentos esportivos porque quem não tem o devido preparo acaba provocando, nesses talentos, lesões graves para a vida.
Olímpio destacou ainda a própria atuação no Senado a fim de valorizar a categoria, uma vez que também é formado na área.
— Sou um profissional de educação física, me formei em 1987, e hoje vejo o Senado, com muita responsabilidade, de encabeçar essa luta pela valorização da atividade, que é uma luta pela saúde pública no Brasil.
Coleção de livros
Após o evento, o CREF/SP lançou a Coleção Literária CREF4/SP. São 20 livros, um para cada ano de existência do conselho, escritos por 41 autores diferentes. O primeiro livro pretende contar partes da história da instalação do CREF4/SP até chegar ao momento atual.
Os demais volumes tratam de temas como Educação Física Escolar, Fitness, Treinamento Esportivo, Paralímpico, Performance Humana, Envelhecimento, Gestão, Ginástica Laboral, Atividade Circense, Atividade Física e Sedentarismo, Futebol Profissional, Exercício Físico voltada para a Saúde, entre outros.
Todos os participantes da cerimônia receberam a coletânea impressa gratuitamente. Porém, qualquer pessoa pode fazer o download gratuito dos 20 volumes no site do CREF — no www.crefsp.gov.br.