Covid-19: número de profissionais afastados quintuplica em sete dias
Cidade de SP registrava 269 afastamentos no último dia 6, mas, uma semana depois, número saltou para 1.403 servidores da Saúde
São Paulo|Letícia Dauer, da Agência Record
O número de profissionais da saúde afastados por Covid-19 na rede pública municipal de São Paulo aumentou cinco vezes em uma semana. Segundo informações da prefeitura, em 6 de janeiro, a capital registrou 269 afastamentos pela doença. Após apenas uma semana, o número saltou para 1.403, o que representa um crescimento de 421%.
Atualmente, o município enfrenta o crescimento do número de casos de Covid-19 em decorrência da variante Ômicron, além do surto de influenza, a H3N2.
Em relação a outras síndromes gripais, o número de profissionais da saúde afastados aumentou de 1.209 para 1.683 também no período de uma semana, alta de 39%.
Leia também
No total, a rede municipal de saúde conta com 94.526 trabalhadores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número total de afastamentos duplicou em uma semana. Em 6 de janeiro, a capital tinha 1.585 profissionais fora das atividades e, no dia 13, atingiu a marca de 3.193.
"Recentemente, a pasta contratou 280 novos profissionais e autorizou as OSSs (Organizações Sociais de Saúde) a contratar mais médicos e enfermeiros para garantir a assistência à população", informou a secretaria por meio de nota.