Covid-19: Santo André faz testes em crianças de 6 meses a 4 anos
Verificação epidemiológica em matriculados em escolas do município do ABC continua até o dia 25 com agendamento prévio
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, iniciou nesta segunda-feira (7) testes para detecção do coronavírus em crianças de seis meses a quatro anos de idade, moradoras da cidade e matriculadas em escolas do município públicas ou privadas.
"Iniciativa dá maior segurança às famílias e aos profissionais da educação no retorno às aulas", afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB).
Alice, de dois anos de idade, foi uma das crianças testadas. Segundo a mãe, Tainá Souza de Lima, moradora da Vila Lutécia, o motivo do teste é uma questão de segurança: "Nós em casa já pegamos Covid e queremos fazer o monitoramento para que ela esteja protegida enquanto a vacina para a idade dela não chega".
Leia também
Bruno dos Santos, morador do Jardim Marek, levou a filha Luiza, de um ano e sete meses, para realizar a testagem. "Resolvi fazer o agendamento pensando na segurança dela e da família, além do início das aulas. Considero a iniciativa muito importante", completou.
O objetivo é fazer um levantamento epidemiológico e uma avaliação sobre o comportamento do coronavírus na faixa etária de não vacinados durante o retorno às aulas.
A testagem não é obrigatória e será feita até o dia 25 no Centro de Enfrentamento à Covid-19, que fica na avenida Ramiro Colleoni, 220, na região central. É necessário fazer o agendamento no site da prefeitura.
Testes
Foram disponibilizados 2.800 testes do tipo sorológico (de sangue). Eles identificam tanto se a criança já possui anticorpos para a Covid-19 como se ela está com a infecção ativa e transmitindo a doença.
No primeiro dia foram testadas 90 crianças. O resultado é liberado no prazo de 24 a 72 horas via SMS para o celular do responsável.
Os testes utilizados pela cidade foram cedidos pelo Instituto Butantan, sem custo para o município. É necessário apresentar o CPF ou a certidão de nascimento da criança. Não é preciso que a criança esteja com sintomas de gripe ou Covid-19.