Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Covid: Com alta de casos, Guarulhos (SP) pede fechamento de aeroporto

Motivação, segundo a própria prefeitura, foi a "falta de efetividade do controle sanitário dos passageiros que chegam ao aeroporto"

São Paulo|Mariana Rosetti, da Agência Record

Ofício pede fechamento do aeroporto por 15 dias
Ofício pede fechamento do aeroporto por 15 dias

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSB), encaminhou um ofício, nesta quarta-feira (26), pedindo o fechamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos por 15 dias, com o intuito de conter a circulação da variante indiana do novo coronavírus.

A motivação, segundo a própria prefeitura, foi a "falta de efetividade do controle sanitário dos passageiros que chegam ao Aeroporto de Guarulhos diariamente, como ficou evidente no último final de semana, quando um homem proveniente do Catar entrou no país infectado pela cepa indiana do coronavírus".

O ofício pede o fechamento do espaço aéreo brasileiro para voos comerciais de passageiros pelo prazo de 15 dias, especificamente a suspensão de todos os pousos e decolagens de voos internacionais.

Segundo a prefeitura, a ação não afetaria o transporte de cargas, sobretudo insumos médicos.


Caso não seja aceito o pedido para o fechamento temporário do aeroporto, o prefeito solicitou a elaboração de um novo protocolo fortalecendo as medidas sanitárias do local.

Pedido de vacinas

O município já havia solicitado, na quarta-feira (26), ao ministro da saúde, Marcelo Queiroga, o envio de 54.000 doses de vacinas para imunizar toda a comunidade aeroportuária, com a primeira e a segunda dose.


De acordo com a Prefeitura, o Plano Nacional de Imunização (PNI) contempla apenas aeronautas, aeroviários e aeroportuários, e exclui comerciantes, taxistas e outras categorias de trabalhadores que prestam serviço no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

No ofício, a Prefeitura ressalta que os habitantes também estão mais suscetíveis à contaminação, uma vez que o aeroporto está instalado no município.


Veja a nota da prefeitura da cidade:

Diante da falta de efetividade do controle sanitário dos passageiros que chegam ao Aeroporto de Guarulhos diariamente, como ficou evidente no último final de semana, quando um homem proveniente do Catar entrou no país infectado pela cepa indiana do coronavírus, o prefeito de Guarulhos, Guti, em ofício enviado aos ministérios da Defesa, Casa Civil, Saúde e Infraestrutura, solicitou o fechamento do espaço aéreo brasileiro para voos comerciais de passageiros pelo prazo de 15 dias. A ação não afetaria o transporte de cargas, sobretudo insumos médicos. 

Seria neste momento uma forma eficaz de evitar a entrada no Brasil de novas cepas do coronavírus que se espalham rapidamente pelos mais diversos países do mundo. O município de Guarulhos é diretamente afetado por essa falta de controle sanitário, já que grande parte dos trabalhadores do aeroporto moram na cidade. Como têm contato direto com esses possíveis passageiros contaminados, podem transmitir rapidamente a covid-19 a seus familiares e vizinhos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.