Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid: ocupação de leitos de UTI cai em hospitais de SP, revela pesquisa

Dos 72 hospitais abordados, 11% relataram ocupação acima dos 80%. No estudo anterior, eram 39% das unidades ouvidas

São Paulo|Do R7

Ocupação diminuiu, enquanto atendimentos de urgência tiveram aumento
Ocupação diminuiu, enquanto atendimentos de urgência tiveram aumento Ocupação diminuiu, enquanto atendimentos de urgência tiveram aumento

A ocupação de leitos de UTI para Covd-19 caiu nos últimos 20 dias em hospitais de São Paulo, segundo pesquisa do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo). Apenas 11% dos 72 hospitais abordados no estudo, entre 1º e 9 de fevereiro, relataram ocupação superior a 80%.

No levantamento anterior do sindicato, realizado de 12 a 19 janeiro, 39% das unidades estavam com ocupação acima dos 80%.

Ao todo, os 72 hospitais (25% na capital paulista e 75% no interior) dispõem de 8.972 leitos, sendo 1.907 leitos para Covid-19. Destes, são 1.211 leitos clínicos, 644 de UTI e 52 pediátricos. Do total, 95% das unidades indicaram ter capacidade para aumentar os leitos de UTI se for necessário.

Nos leitos de UTI, a faixa etária dos pacientes internados era de 60 a 79 anos em 76% dos hospitais, e, nos leitos clínicos, 41% das unidades registraram pacientes no mesmo recorte de idade.

Publicidade

Atendimento de urgência

Se a ocupação dos leitos de UTI diminuiu, os atendimentos de urgência para pacientes com suspeita de Covid seguem aumentando, indicou o estudo.

Em 51% dos hospitais, o crescimento do atendimento emergencial foi de até 20%. Para 34% das unidades, o aumento variou entre 21% e 40% nos últimos 15 dias.

Publicidade

Devido à alta acelerada nos atendimentos de urgência, 51% dos hospitais estão com uma hora de espera, enquanto em 32% ela varia entre duas e três horas.

Francisco Balestrin, médico e presidente do SindHosp, avalia que a redução de internações acompanhada do aumento de atendimentos de urgência pode ser indicativo dos resultados da vacinação em massa, gerando, na maioria das vezes, casos leves.

Publicidade

Das unidades ouvidas, 35% relataram aumento de consultas online em mais de 60%; 27% indicaram um crescimento de 21% a 40% nessa forma de atendimento.

Afastamento de profissionais

A pesquisa solicitou também aos hospitais que relatassem o maior problema encontrado no atendimento.

O afastamento de profissionais da equipe multiprofissional e de médicos por problemas de saúde foi o problema citado por 67% das unidades, enquanto 21% apontaram paro o aumento do atendimento de urgência/emergência maior que a capacidade do hospital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.