Covid: SP estima que mais de 270 mil não tomaram 2ª dose no estado
Número divulgado nesta segunda-feira (3) revela pessoas que faltaram aos postos para o reforço da imunização até 28 de abril
São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record
O governo do estado de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (3), que mais de 271 mil pessoas que não compareceram às unidades de saúde para receber a segunda dose das vacinas contra a covid-19 até o dia 28 de abril.
De acordo a Secretaria Estadual da Saúde, o PEI (Plano Estadual de Imunização) foi implementado de forma a garantir as doses para completar o esquema vacinal dos públicos-alvo — com primeira e segunda dose — e abastecer as 645 cidades.
Leia também
"As grades de vacinas são direcionadas para cada etapa da campanha, com as devidas orientações e cabe às prefeituras aplicar nos públicos, bem como administrar a segunda dose em tempo oportuno".
Esquema vacinal
O esquema vacinal completo de imunização contra o novo coronavírus prevê duas doses, tanto da vacina do Butantan (com intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz (intervalo de 12 semanas).
Caso o prazo seja ultrapassado, as autoridades sanitárias afirmam que o cidadão deve procurar um posto assim que possível para receber orientações e completar a imunização. Não é recomendado o uso de imunizantes diferentes, pois não há evidências científicas quanto à eficácia.
Lembretes
O governo do Estado tem reforçado as mensagens para que a população não se esqueça do calendário de imunização por meio de lembretes via SMS (mensagens de texto) e e-mail às vésperas da aplicação da segunda dose. No entanto, os municípios devem criar estratégias para alcançar essas pessoas.