Logo R7.com
Logo do PlayPlus

CPTM afasta seguranças após abordagem a ambulante

Vídeo mostrou homem com deficiência tentando impedir guardas de tirarem sua mercadoria na Linha 9 - Esmeralda 

São Paulo|Mariana Rosetti, da Agência Record

A CPTM afastou três seguranças depois de abordagem truculenta a um vendedor ambulante com deficiência física no último sábado (18) na Linha 9-Esmeralda, na zona sul de São Paulo. Uma passageira gravou o momento em que três agentes da CPTM tentam imobilizar o homem, após retirá-lo do trem por praticar comércio irregular.

Sem uma das pernas, ele usa muletas para se locomover. Em determinado momento, o rapaz se desequilibra e cai no chão. Ele tenta ficar em pé a todo custo, mas é impedido pelos agentes, que insistem em tirar sua mercadoria e colocar seus braços para trás.

Durante a confusão, os seguranças arrastam e forçam as muletas da vítima, que quebram. Com a truculência empregada, a bolsa do vendedor rasga e balas da marca Fini ficam espalhadas pelo chão.

Em nota, a CPTM disse que os seguranças envolvidos na ocorrência foram afastados. Além disso, que "a companhia não admite qualquer prática de violência contra a vida, além de não compactuar com desvios de conduta".


A companhia, no entanto, afirmou que o comércio ambulante não é permitido nos trens e estações e que a atuação da companhia nesse sentido está respaldada no decreto federal nº 1.832: "A prática é combatida, principalmente, pelo fato de os produtos comercializados não terem procedência conhecida e, por isso, podem estar associados a crimes como contrabando, roubo de cargas, furtos e roubos". 

"A companhia conta com a colaboração de todos os passageiros para enfrentar o comércio irregular, não incentivando a prática e denunciando nos canais diretos da CPTM", completou a instituição.

Homem foi retirado do trem por comércio irregular de balas Fini
Homem foi retirado do trem por comércio irregular de balas Fini

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.