Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cracolândia: 80 agentes da GCM farão policiamento preventivo na região

Depois de megaoperação, autoridades tentam conter novas aglomerações de traficantes e usuários na praça Princesa Isabel

São Paulo|Do R7

Cinco pessoas foram presas em flagrante após a ação desta quarta-feira
Cinco pessoas foram presas em flagrante após a ação desta quarta-feira Cinco pessoas foram presas em flagrante após a ação desta quarta-feira

Após a megaoperação da Polícia Civil e da prefeitura na Cracolândia nesta quarta-feira (11), a praça Princesa Isabel contará com a presença de 80 agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para policiamento preventivo na região que se tornou o principal ponto de aglomeração do tráfico de drogas na região. Eles se dividirão por turnos, com 40 durante o dia e outros 40 durante a noite.

Além de 108 guardas civis, a operação teve a participação de 200 policiais civis, 300 policiais militares e 150 guardas-civis metropolitanos. A ação esvaziou a praça Princesa Isabel, onde o "fluxo" da Cracolândia estava estabelecido desde a última dispersão, no fim de março deste ano.

A operação chegou ao fim da tarde com 20 pessoas detidas. Cinco delas foram presas em flagrante — duas já eram procuradas pela Justiça e três por crimes em flagrante. Uma outra pessoa foi detida por desacato e liberada depois.

Foram apreendidas também 209 porções de cocaína, dois tijolos e 118 porções de maconha, quatro tijolos fracionados e diversas pedras de crack, dois simulacros de armas de fogo, 11 facas, 19 balanças de precisão e R$ 3.640,00 em dinheiro. Ainda de acordo com a Polícia Civil, 50 usuários pediram abrigo à assistência social depois da operação.

Publicidade

A polícia comemorou o novo esvaziamento do fluxo, já que concentrações grandes de usuários dificultam o trabalho dos policiais e da assistência social. O delegado Roberto Monteiro também ressaltou que já são mais de cem traficantes presos pela Operação Caronte, deflagrada contra a Cracolândia desde o ano passado.

Apesar do esvaziamento da praça Princesa Isabel, os usuários foram flagrados horas depois da ação em locais próximos à praça Júlio Prestes, onde a Cracolândia ficou concentrada por anos. O movimento é característico do fluxo, que perdura na região central da capital paulista desde 1990.

Praça Princesa Isabel após operação dos agentes
Praça Princesa Isabel após operação dos agentes Praça Princesa Isabel após operação dos agentes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.