Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Cracolândia: 80 agentes da GCM farão policiamento preventivo na região

Depois de megaoperação, autoridades tentam conter novas aglomerações de traficantes e usuários na praça Princesa Isabel

São Paulo|Do R7

Cinco pessoas foram presas em flagrante após a ação desta quarta-feira
Cinco pessoas foram presas em flagrante após a ação desta quarta-feira

Após a megaoperação da Polícia Civil e da prefeitura na Cracolândia nesta quarta-feira (11), a praça Princesa Isabel contará com a presença de 80 agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para policiamento preventivo na região que se tornou o principal ponto de aglomeração do tráfico de drogas na região. Eles se dividirão por turnos, com 40 durante o dia e outros 40 durante a noite.

Além de 108 guardas civis, a operação teve a participação de 200 policiais civis, 300 policiais militares e 150 guardas-civis metropolitanos. A ação esvaziou a praça Princesa Isabel, onde o "fluxo" da Cracolândia estava estabelecido desde a última dispersão, no fim de março deste ano.

A operação chegou ao fim da tarde com 20 pessoas detidas. Cinco delas foram presas em flagrante — duas já eram procuradas pela Justiça e três por crimes em flagrante. Uma outra pessoa foi detida por desacato e liberada depois.

Foram apreendidas também 209 porções de cocaína, dois tijolos e 118 porções de maconha, quatro tijolos fracionados e diversas pedras de crack, dois simulacros de armas de fogo, 11 facas, 19 balanças de precisão e R$ 3.640,00 em dinheiro. Ainda de acordo com a Polícia Civil, 50 usuários pediram abrigo à assistência social depois da operação.


A polícia comemorou o novo esvaziamento do fluxo, já que concentrações grandes de usuários dificultam o trabalho dos policiais e da assistência social. O delegado Roberto Monteiro também ressaltou que já são mais de cem traficantes presos pela Operação Caronte, deflagrada contra a Cracolândia desde o ano passado.

Apesar do esvaziamento da praça Princesa Isabel, os usuários foram flagrados horas depois da ação em locais próximos à praça Júlio Prestes, onde a Cracolândia ficou concentrada por anos. O movimento é característico do fluxo, que perdura na região central da capital paulista desde 1990.

Praça Princesa Isabel após operação dos agentes
Praça Princesa Isabel após operação dos agentes

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.