Cracolândia tem novo tumulto, e usuários de drogas espalham lixo em avenidas
Dependentes fecharam cruzamento na avenida Rio Branco, e PM precisou intervir. Carro da polícia foi alvejado por objetos
São Paulo|Do R7, com informações do Cidade Alerta, da Record TV
A região da Cracolândia voltou a registrar tumulto na noite desta quarta-feira (11), horas após uma grande operação da Polícia Civil contra a ocupação da praça Princesa Isabel por usuários de drogas. A praça havia se tornado o epicentro da Cracolândia após operações recentes da polícia dispersarem o principal foco anterior, na alameda Cleveland.
Por volta das 18h desta quarta, os dependentes químicos espalharam lixo no cruzamento entre as avenidas Rio Branco e Duque de Caxias. Além disso, eles jogaram objetos em um carro da polícia que passava pelo local.
Leia também
Policiais militares chegaram ao local alguns minutos depois do tumulto e fecharam o cruzamento. Em seguida, após a dispersão dos dependentes químicos, o tráfego foi liberado.
Imagens feitas por helicóptero pelo Cidade Alerta mostram que os frequentadores da região passaram a circular pelas ruas do entorno da praça Princesa Isabel após a ocupação feita por agentes de segurança na madrugada desta quarta. Eles instalaram barracas em vias como alameda Glete e rua Conselheiro Nébias.
Operação
Agentes policiais desmontaram barracas, apreenderam porções de drogas, documentos — como RG, CPF e título de eleitor — de terceiros, uma arma, além de uma quantia em dinheiro, durante a megaoperação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, que teve início na madrugada e terminou na manhã desta quarta.
Os moradores em situação de rua da praça Princesa Isabel, onde a operação foi centralizada, se manifestaram contra a ação. Eles afirmam que ali é o lugar deles e que não há apenas usuários de drogas, mas também pessoas sem residência.
Vinte pessoas foram presas, mas a polícia ainda busca outras 16. A ação foi a quinta fase da sétima etapa da Operação Caronte, que reúne efetivos da Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar. O objetivo das equipes é desmantelar a comercialização de drogas no centro da capital.