Cratera se abre em rua de SP e impede moradores de sair de casa
Buraco começou após tubulação de água romper e questão se agravou com as chuvas e a passagem de veículos na via
São Paulo|Laura Lourenço, da Agência Record
Moradores da rua Cosmo José da Silva, no bairro Cidade Líder, zona leste da capital, sofrem dificuldades há cerca de duas semanas devido a uma cratera que se abriu na via, diante de uma casa.
A líder comunitária Sandra Simões informou à Record TV que, inicialmente, um buraco abriu na via porque a tubulação de água, que passa embaixo do asfalto, rompeu, levando a terra embora e deixando o asfalto oco.
Por conta das chuvas que atingiram o bairro durante a última semana e da quantidade de carros que passam diariamente na rua, o asfalto acabou cedendo, formando uma cratera. Em imagens é possível ver a tubulação com os canos quebrados e o vazamento de água em toda a cratera.
Também de acordo com a líder comunitária, equipes da Sabesp e da Prefeitura de São Paulo compareceram ao local, porém nenhum dos órgãos resolveu o problema. Eles apenas isolaram a área.
A casa que fica em frente da cratera é da moradora Maria, que disse estar impossibilitada de sair da sua residência pelo tamanho do buraco.
Os moradores chegaram a ficar sem energia elétrica, pois o asfalto cedeu no local onde havia um poste. Equipes da Enel já resolveram o problema neste sábado (25).
Sandra disse que a Sabesp, neste momento, realiza a uma obra provisória no local, mas relata que só viu as equipes providenciando os reparos depois que ela acionou a
Conseg (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança).
Veja o que diz a Sabesp
A Sabesp informa que reparou neste sábado a rede de água, que foi afetada pelo rompimento da galeria pluvial. O abastecimento está normalizado. A rede de esgoto será consertada na segunda, pois o serviço deve ser feito em conjunto com a recomposição da galeria municipal de drenagem urbana.
Veja o que diz a Prefeitura de São Paulo
A Defesa Civil Municipal atendeu a ocorrência de uma abertura na via, na rua Cosmo José da Silva, 389, na zona Leste, na última segunda-feira (20). Na ocasião, a Subprefeitura Itaquera foi acionada.
De acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), a tubulação não comportou a quantidade de água gerada pela chuva e se rompeu. Nenhum imóvel foi interditado. Equipes da SMSUB atuam no endereço desde o dia 17/02 para realizar a reforma da galeria fluvial e contam com o auxílio da Sabesp e da ENEL para o desligamento de água e luz durante a execução do trabalho.
A conclusão dos serviços depende da frequência da ocorrência de chuvas na região, porém a administração regional prevê que eles sejam finalizados na próxima semana.