Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Criança foi ferida por raia e não por tubarão, confirma instituto de SP

Nota divulgada pela Prefeitura de Ilha Comprida diz que incidente foi provocado por um cardume de raias-ticonha, comuns na região

São Paulo|Do R7

Suposto ataque aconteceu no feriado
Suposto ataque aconteceu no feriado Suposto ataque aconteceu no feriado

A Prefeitura de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, divulgou um comunicado em que afirma que a criança de 11 anos ferida nesta segunda-feira (15) não foi atacada por uma espécie de tubarão, e sim por uma raia. De acordo com a família, o menino teve um leve ferimento na coxa, levou quatro pontos e passa bem.

Leia também

Na nota, a prefeitura diz que, após analisar vídeos, entrevistas e fotos do ferimento na criança, a equipe técnica do Projeto Elasmocategorias concluiu que o incidente não foi causado por nenhuma espécie de tubarão (ou cação), mas que pode ter sido provocado por um cardume de raias-ticonha (Rhinoptera bonasus e R. brasiliensis), muitos comuns na região.

“A análise do ferimento também não foi compatível com ataque de cação. É possível que alguma outra espécie de peixe ósseo tenha sido responsável ou até mesmo um esbarrão dessas raias”, conclui a equipe do Elasmocategorias, projeto criado com auxílio do Funbio e do Instituto Humanize, que monitora a pesca de tubarões e raias em todo o litoral sul de São Paulo.

Outros casos

No domingo (14), em Ubatuba, após ter mergulhado, uma mulher foi resgatada com um ferimento na perna e deu entrada na Santa Casa. Ela, no entanto, não conseguiu ver se havia sido atacada por algum animal enquanto estava mergulhando.

Já no dia 9 de novembro, um turista francês também teria sido mordido por tubarão na mesma praia. A imagem do ferimento, de 10 cm, causou pânico nas redes sociais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.