Logo R7.com
RecordPlus

Da pizza à mortadela: saiba por que São Paulo é a capital da gastronomia

A cidade tem, da zona norte à zona sul, uma variedade de pratos que se encaixa em todos os gostos e bolsos

São Paulo|Do R7

  • Google News
O Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como Mercadão, é um dos principais polos gastronômicos da cidade
O Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como Mercadão, é um dos principais polos gastronômicos da cidade

São Paulo é o município com a maior população do país, de quase 12 milhões de habitantes. Tanta gente produz uma enorme diversidade, que pode ser vivenciada por meio da abundância de opções gastronômicas nos quatro cantos da cidade.

Dos restaurantes premiados internacionalmente às padocas dos pingados, do sanduíche de mortadela do Mercadão Municipal aos tradicionais espaguetes das trattorias, São Paulo abre suas portas a todos os gostos e, principalmente, todos os bolsos. Neste texto, o R7 separou algumas das melhores opções para você que quer comer bem na maior capital do Brasil.


Os quatro cantos do mundo em um lugar só

A Tanabata é uma celebração japonesa com danças folclóricas e comidas típicas
A Tanabata é uma celebração japonesa com danças folclóricas e comidas típicas

Ao longo dos quase 500 anos de história de São Paulo, muitas pessoas passaram pela cidade e deixaram sua marca. Ao trazerem temperos em suas malas, estrangeiros transformaram a maior metrópole da América Latina em um dos melhores lugares para os amantes da boa gastronomia. Segundo a consultoria Resonance, São Paulo tem a quinta melhor lista de restaurantes do mundo.

Muito se deve à grande variedade de pratos que a capital paulista proporciona. Uma das colônias mais representativas na cidade é a italiana, tradicionalmente baseada na zona oeste. Por lá, é fácil encontrar pizzas ou massas que remetem à terra da bota.


Em direção ao centro, é quase impossível não passar pelo bairro da Liberdade. A região, que celebra a cultura oriental, conta com o que têm de melhor as cozinhas coreana, chinesa e japonesa. Aos domingos, algumas ruas são fechadas, e uma grande feira traz o que há de melhor a ser saboreado.

Ainda pelo centro, é fácil encontrar as kaftas árabes, as moussakas gregas e os ceviches peruanos.


O famoso sanduíche de mortadela

Sanduíche é facilmente encontrado no Mercadão
Sanduíche é facilmente encontrado no Mercadão

Talvez a iguaria mais conhecida de São Paulo, o sanduíche de mortadela é um prato obrigatório na lista de quem visita a cidade. Apesar de reunir itens que podem ser comprados em qualquer padaria, o prato tem um sabor especial quando pedido em um bar ou restaurante no centro paulistano.

Preparado com fatias de mortadela a perder de vista, o sanduíche leva um pouco de queijo e, em alguns lugares, também podem ser adicionadas folhas de alface. De receita fácil e saborosa, é encontrado por toda a cidade, mas é vendido tradicionalmente no Mercado Municipal.


Padaria? Não. Padoca, por favor

As padarias são facilmente encontradas em todas as regiões do Brasil, mas têm um lugar especial no coração dos paulistanos. Chamados de padocas, os estabelecimentos são famosos não só pela venda de pães franceses, mas também por seus diversos lanches, que podem ser apreciados no balcão do local.

A cultura da padoca é levada tão a sério em São Paulo que foi criado um prêmio para eleger as melhores, batizado de Padocaria SP. A panificadora vencedora na categoria pão na chapa, por exemplo, foi uma padoca do Planalto Paulista, seguida por um estabelecimento na Vila Lucia e outro na Vila Pauliceia — localizadas nas zonas sul, leste e norte, respectivamente.

Que tal um café da manhã diferente?

Para aqueles que querem fugir do pão com ovo e um simples cafezinho, a região dos Jardins, na zona oeste da cidade, é repleta de lojas que oferecem o brunch. De origem britânica, a refeição combina elementos do café da manhã e do almoço.

Sanduíches especiais, cafés gelados e frutas frescas tornam a experiência leve e agradável. Até mesmo coquetéis, como a mimosa, que leva laranja e espumante, podem ser servidos durante o brunch.

Todo dia é dia de feira!

Pastel é pedida certa nas feiras livres da cidade
Pastel é pedida certa nas feiras livres da cidade

As feiras livres também são uma grande atração da cidade de São Paulo. Além de frutas e legumes frescos, é possível se deliciar com salgados e outras iguarias nas barraquinhas espalhadas por ruas e praças.

Além da já citada feira da Liberdade, uma das principais paradas para turistas e moradores da cidade é, sem dúvida, a feira da praça da República, no centro. Além de artesanato, é fácil encontrar, aos fins de semana, o que há de melhor da culinária baiana, como acarajé e vatapá.

Nossos vizinhos bolivianos também têm um espaço só deles, aos domingos, na feira Kantuta, no bairro do Pari. É uma ótima chance de experimentar os pratos típicos locais, que costumam levar carne e milho.

Aos fãs da famosa combinação de pastel com caldo de cana, a vida se torna fácil em São Paulo, já que beira o impossível ir a uma dessas feiras e não encontrar essa belíssima dupla.

A boemia paulistana

Conhecida por ser uma cidade que nunca dorme, São Paulo possui uma vasta gama de polos gastronômicos repletos de bares, e alguns deles, inclusive, funcionam 24 horas por dia.

Um dos mais conhecidos pela vida boêmia é a Vila Madalena. Na região, há música ao vivo, boa culinária e até cadeiras de praia, em uma experiência mais intimista.

Próximo a Higienópolis, duas ruas são destaques quando o assunto é bar: a Augusta e a Maria Antônia. Em ambas, é possível encontrar opções para todos os gostos, que funcionam noite e dia.

No centro, o bairro de Santa Cecília tem despertado cada vez mais a atenção dos boêmios, que encontraram na região bons preços e variedade.

Já na zona leste, um importante polo gastronômico cerca a praça Silvio Romero, na Vila Carrão. Além de bares, o local conta com bons restaurantes e várias opções de comida de rua.

Procura por sorveterias aumenta durante o calorão em São Paulo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.