Defesa Civil alerta para tempestades
CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO - 27/10/2023A Defesa Civil de São Paulo renovou o alerta de chuva para todo o estado, desde sábado (28) até segunda-feira (30). Na última quarta (25), o órgão já havia emitido um alerta de tempestades em toda a região.
Segundo os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), o sistema de baixa pressão formado no Sul do país, que ocasionou a aproximação da frente fria com bastante chuva, já se afastou.
Veja também
No entanto, há previsão de chegada de umidade vinda do oceano e da Amazônia, o que pode ocasionar pancadas de chuva em todo o estado.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O destaque fica para as regiões da Baixada Santista, Campinas, Itapeva, serra da Mantiqueira, Sorocaba e vale do Paraíba. Nessas regiões, são esperadas tempestades com intensidade elevada, formadas por pancadas de chuva e seguidas de rajadas de vento e quedas de raio e granizo, capazes de causar transtornos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvore e até destelhamentos.
Nas regiões de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Barretos, Franca, litoral norte, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e vale do Paraíba, haverá chuva de forte intensidade, mas com acumulados moderados.
O sábado (28) começará com bastante nebulosidade, principalmente na região metropolitana de São Paulo e no litoral paulista. No decorrer das horas, as nuvens darão espaço ao sol, e as temperaturas começarão a subir.
Com o escoamento de umidade sobre o estado, haverá condições para pancadas de chuva, que devem estar acompanhadas de ventos, raios e até mesmo granizo em alguns locais.
Já no domingo (29), o dia amanhece com sol entre nuvens, e as temperaturas sobem mais rapidamente. Assim como no sábado, no início da tarde poderá ocorrer pancadas de chuva em todas as regiões.
Como os últimos dias registraram chuva em boa parte do estado, principalmente no litoral paulista, a Defesa Civil está atenta neste fim de semana, pois o solo já está encharcado, o que aumenta o risco de ocorrências como deslizamentos, inundações e alagamentos.
A população também deve permanecer atenta, sobretudo quem mora em área de risco. Diante de sinais como trincas nas paredes dos imóveis, árvores e postes inclinados e muros embarrigados, deve-se deixar o local imediatamente e ligar para a Defesa Civil, no número 199. É importante não permanecer parado próximo a árvores e jamais tentar atravessar áreas alagadas.
Ciclone no RS: casas são cobertas e arrastadas por enxurrada