Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Depois de denúncia do R7, Doria exonera Denise Abreu

Em áudio gravado por ex-secretária, diretora do Ilume diz que é inimiga de empresa do consórcio que perdeu a concorrência

São Paulo|Tarcísio Badaró e Tony Chastinet, da Record TV

Ex-diretora Denise Abreu ao lado do prefeito João Doria (PSDB)
Ex-diretora Denise Abreu ao lado do prefeito João Doria (PSDB)

Após denúncia do R7, a diretora do Ilume (Departamento de Iluminação Pública), Denise Abreu — ex-chefe da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e que ficou conhecida durante o caos aéreo de 2007 - foi despedida do cargo pelo prefeito João Doria (PSDB). A Prefeitura de São Paulo confirmou a exoneração.

O Ministério Público de São Paulo investiga se a diretora do Ilume favoreceu o consórcio FM Rodrigues/CLD na concorrência internacional da iluminação na capital paulista, um contrato de R$ 6,9 bilhões por 20 anos. Os promotores receberam uma gravação na qual Denise diz que é inimiga da empresa WTorre, integrante do consórcio que perdeu a licitação.

“Estão deixando o Walter [Torre, dono da WTorre] andar, estão deixando o Walter ganhar. Eu não tenho nenhum contato, nem vou me mexer com a Walter Torre. Ao contrário, eu sou inimiga dele. Muito complicado”, diz em uma das gravações, de 10 minutos e 8 segundos.

Gravação


A gravação foi feita no final de dezembro pela secretária de Denise, Cristina Maria Chaud de Carvalho, que foi exonerada no final de janeiro deste ano. Cristina era funcionária comissionada e, embora trabalhasse no Departamento de Iluminação Pública, estava contratada como administradora de aterro sanitário. O Ilume é subordinado à Secretaria Municipal de Serviços e Obras.

Ouça a gravação na íntegra:


[embed id="5ab28366ce8a34d475014b9f" name="facebook" namespace="network" content="%3Ciframe%20width%3D%22100%25%22%20height%3D%22300%22%20scrolling%3D%22no%22%20frameborder%3D%22no%22%20allow%3D%22autoplay%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fw.soundcloud.com%2Fplayer%2F%3Furl%3Dhttps%253A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F417107130%26color%3D%2523ff5500%26auto_play%3Dfalse%26hide_related%3Dfalse%26show_comments%3Dtrue%26show_user%3Dtrue%26show_reposts%3Dfalse%26show_teaser%3Dtrue%26visual%3Dtrue%22%3E%3C%2Fiframe%3E"]

Outro lado

A Prefeitura de São Paulo informou que a ex-diretora do Ilume Denise Abreu assinou documento, registrado em cartório, no qual declara que jamais interferiu no processo licitatório da PPP da Iluminação Pública. Afirma, ainda, que desconhece totalmente “qualquer tipo de envolvimento ilícito entre os secretários Marcos Penido (Serviços e Obras) e Julio Semeghini (Governo) com a Eletropaulo”.


A Secretaria Municipal de Serviços e Obras reafirma que a Comissão Especial de Licitação conduziu o processo da PPP dentro da total legalidade e ressalta que Denise Abreu não participou da comissão de licitação, nem teve qualquer papel decisivo neste processo. A secretaria esclarece ainda que o consórcio Walks foi excluído da licitação da PPP da Iluminação Pública pelo fato de a Comissão de Licitação ter pautado seu trabalho no estrito cumprimento da lei e da transparência. A exclusão do consórcio Walks do certame foi julgada procedente pelas 7ª e 14ª Varas da Fazenda Pública.

A exclusão se deve ao fato de o Consórcio Walks ser integrado pela empresa Quaatro, controladora da Alumini, declarada inidônea pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e pela Controladoria-Geral da União. Esta decisão impede a empresa de participar de licitações nas três esferas de governo.

A prefeitura ainda informa que os secretários Marcos Penido e Julio Semeghini rechaçam qualquer envolvimento irregular com a Eletropaulo ou qualquer outra empresa.

A Eletropaulo informou que tomará as medidas legais cabíveis em relação a qualquer comentário inverídico quanto à sua reputação. A empresa reforça que, além de cumprir integralmente a legislação brasileira anticorrupção, possui rígidos critérios de ética e que repudia qualquer ação que possa infringir essas regras, além de estar comprometida em manter a transparência em suas relações com autoridades públicas, fornecedores, clientes, acionistas e colaboradores.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.