Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Detran faz mutirão no Poupatempo e 154 mil condutores precisam renovar CNH em São Paulo

Motorista que não regularizou o documento vencido em julho e agosto de 2021 tem este sábado (20) para realizar o processo

São Paulo|Do R7

Avenida 9 de julho e 23 de maio, no centro de São Paulo
Avenida 9 de julho e 23 de maio, no centro de São Paulo Avenida 9 de julho e 23 de maio, no centro de São Paulo

Motorista que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida nos meses de julho e agosto de 2021 e ainda não renovaram o documento podem realizar o processo neste sábado (20). Em parceria com o Poupatempo, o Detran.SP está fazendo um novo mutirão para a renovação da habilitação.

Foram abertas 9,2 mil vagas em todas as unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo. No estado de São Paulo, 154.645 condutores estão com o documento vencido e precisam regularizar a situação até o final deste mês.

Vale relembrar que os novos prazos para renovação da CNH foram estabelecidos pelo Contrans (Conselho Nacional de Trânsito), que definiu um calendário para os condutores paulistas regularizarem o documento, conforme o mês de vencimento. Assim, todas as habilitações vencidas nos meses de julho e agosto de 2021 deverão ser renovadas até 31 de agosto.

Leia também

Para o condutor ser atendido no mutirão, o agendamento é obrigatório, e deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Publicidade

De forma fácil e prática, o Detran.SP disponibiliza o serviço de renovação da CNH de forma online pelos portais do Departamento Estadual de Trânsito, Poupatempo ou pelo aplicativo do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.

Publicidade

A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.

Passo a passo da renovação digital

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran, pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital.

Publicidade

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.

O primeiro passo da renovação das categorias C, D ou E é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá em todas as unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo, com 9,2 mil vagas.

Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.