São Paulo Diarista leva 41 pontos após ser atacada por dois pitbulls em Cotia (SP). Veja vídeo

Diarista leva 41 pontos após ser atacada por dois pitbulls em Cotia (SP). Veja vídeo

Mulher estava a caminho trabalho quando cachorros apareceram; lei estadual proíbe que essa raça ande sem coleira

  • São Paulo | Letícia Dauer, da Agência Record

Uma diarista foi atacada a caminho do trabalho por dois pitbulls em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. O ataque foi registrado por uma câmera de segurança e aconteceu na rua Paraguai, no bairro Caucaia do Alto, no dia 19 de agosto.

Marlucia Maria de Oliveira Costa, de 55 anos, tinha acabado de sair de casa e estava a caminho do ponto de ônibus, por volta das 03h40, quando os dois pitbulls apareceram.

O filho da vítima, Alex Fernando de Oliveira Costa, contou que os animais estavam em frente ao portão de uma residência, tentando avançar contra um cachorro, que estava preso no interior do imóvel.

No momento em que a diarista caminhava na rua, eles mudaram de alvo e passaram a atacá-la. Marlucia foi mordida em diversas regiões do corpo, incluindo os braços, as pernas, as costas e a cabeça. Os pitbulls chegaram a derrubá-la no chão.

Após ouvir os gritos de socorro, o marido da vítima, José Marcos da Silva Costa, e o vizinho Sidney Buava Ribeiro Pedroso apareceram para ajudá-la.

De acordo com o filho do casal, José Marcos também foi mordido na perna. Enquanto Sidney levou quatro pontos e perdeu duas unhas - uma do pé e outra da mão. Depois de muita luta, os homens conseguiram com uma enxada espantar os cães.

A mulher foi atacada por volta das 3h40, indo para o trabalho

A mulher foi atacada por volta das 3h40, indo para o trabalho

Reprodução

Ainda segundo Alex, a dona dos cachorros, de prenome Vivian, já os deixou soltos em diversas ocasiões, colocando em risco a vizinhança.

Marlucia foi socorrida e levada para o Pronto Socorro Caucaia do Alto, onde recebeu 41 pontos e foi liberada no mesmo dia.

O caso foi registrado como contravenção penal - omissão de cautela na guarda de animais no 1° Distrito Policial de Cotia. A comunidade também criou um abaixo-assinado, com quase 400 apoiadores, solicitando a imediata retirada dos cães do bairro.

Lei Estadual

De acordo com a Lei Estadual nº 11.531/03, a condução em vias ou espaços públicos de cães da raça pitbull deve ser feita sempre com a utilização de coleira e guia de condução, incluindo o uso de focinheira e enforcador.

A lei também determina que os proprietários de cachorros devem "mantê-los em condições adequadas de segurança que impossibilitem a evasão dos animais".

No caso de descumprimento, a penalidade é o pagamento de multa no valor de 10 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, em 2022, o valor seria de 319,7 reais.

Últimas