São Paulo Diretor do Procon-SP vira secretário como reforço contra preço abusivo

Diretor do Procon-SP vira secretário como reforço contra preço abusivo

Fernando Capez assume cargo por 120 dias para intensificar ações. PM já atua contra cobrança abusiva na venda de botijão de gás no estado

  • São Paulo | Do R7

Fernando Capez, diretor do Procon-SP, assume como secretário de Defesa do Consumidor

Fernando Capez, diretor do Procon-SP, assume como secretário de Defesa do Consumidor

Reprodução

O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, assumirá por 210 dias o cargo de secretário extraordinário de Defesa do Consumidor, com o intuito de reforçar o controle de preços abusivos durante a pandemia do novo coronavírus no estado de São Paulo. O anúncio foi realizado pelo governador João Doria nesta quarta-feira (8). Segundo Doria, a alteração não implica em aumento de despesa para o estado, mas dá mais capacidade deliberativa no combate à cobrança de preços abusivos.

O Procon-SP desde a semana passada, já estava com apoio da Polícia Militar para atuar contra a cobrança de preços abusivos na venda de botijão de gás. Os preços que costumam chegar a R$ 70, dispararam após a pandemia, chegando a R$ 130 no estado de São Paulo. O governador afirmou que estão sujeitos a ações de fiscalização qualquer rede de supermercado, comércio e farmácia independentemente do tamanho e da localização.

Desde início da pandemia, o Procon-SP fiscalizou 1.049 estabelecimentos. Foram autuados 818. Houve 10.539 denúncias. "Sentimos necessidade de aliança operacional com Secretaria de Segurança Pública e temos realizado com a polícia judiciária operações de campana, investigação e prisão em flagrante por crime contra economia popular e venda irregular de derivados do petróleo", afirmou Capez.

Últimas