São Paulo Doria contradiz polícia sobre ordem do tráfico para esvaziar Cracolândia

Doria contradiz polícia sobre ordem do tráfico para esvaziar Cracolândia

Segundo governador, 'inteligência da polícia' não confirmou que traficantes da região determinaram dispersão do fluxo

  • São Paulo | Gabriel Croquer, do R7

Informação sobre ordem de traficantes foi divulgada pelo delegado Roberto Monteiro

Informação sobre ordem de traficantes foi divulgada pelo delegado Roberto Monteiro

Divulgação/ Governo de São Paulo - 22/3/2022

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), contradisse a Polícia Civil sobre a tese de que o esvaziamento da Cracolândia, no centro de São Paulo, teria sido motivado por ordem dos traficantes locais

"A inteligência da polícia não atesta e não confirma essa informação. O que há é um movimento dado ao combate feito pela Guarda Civil Metropolitana da Prefeitura da São Paulo e também pela Polícia Civil e pela Polícia Militar", afirmou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23). 

No entanto, foi o próprio delegado da Polícia Civil Roberto Monteiro que justificou o "sumiço" por causa de uma ordem do tráfico aos usuários. Ele é um dos responsáveis pela Operação Caronte, que prendeu 92 traficantes na região desde 2021.

"Nós não permitimos mais a montagem de tendas — depois também a de barracas pequenas e até de guarda-chuvas —, e eles ficaram sem condições de exercer aquela atividade criminosa que era vender a céu aberto a droga", disse em entrevista ao R7. Ainda de acordo com o delegado, o esvaziamento do "fluxo" prova que a região tem uma liderança hierárquica, que controla as centenas de usuários de drogas que vivem no local.

Depois da dispersão neste fim de semana, uma nova concentração se formou na praça Princesa Isabel, a poucos metros de onde os usuários se reuniam uma semana atrás. A prefeitura alega, no entanto, que a aglomeração é muito menor que a anterior, com cerca de cem usuários, e que o acampamento também não conta com o "atacado" de drogas característico do fluxo.

Últimas