Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria vai desativar CDP de Pinheiros para montar centro tecnológico 

Local atualmente abriga mais de 6 mil presos e deve dar lugar a um pólo de tecnologia e inovação para empresas de tecnologia

São Paulo|Do R7

O local recebe a maioria dos presos que aguardam decisão da Justiça na Grande São Paulo
O local recebe a maioria dos presos que aguardam decisão da Justiça na Grande São Paulo O local recebe a maioria dos presos que aguardam decisão da Justiça na Grande São Paulo

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (7) que pretende desativar o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, para montar no local um dos quatro polos de tecnologia previstos para serem instalados na região, batizados por Doria como o Vale do Silício brasileiro.

Atualmente, 6.046 presos ocupam os quatro pavilhões do CDP de Pinheiros, onde originalmente deveriam haver apenas 2.452 detentos, segundo dados da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). O local recebe a maioria das pessoas detidas que aguardam uma decisão da Justiça na Grande São Paulo.

A desativação do local está prevista para a terceira das quatro etapas do CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), que será instalado na região para receber empresas de tecnologia. 

Entretanto, o governador João Doria não deu detalhes sobre para onde os presos que atualmente cumprem pena ou aguardam sentença serão transferidos.

Publicidade

“No primeiro semestre de 2020, nós já teremos o CITI funcionando na sua primeira etapa, onde hoje está o IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas], uma instituição de altíssimo valor do Governo do Estado de São Paulo”, afirmou Doria.

Nas fases do projeto, o governo também prevê desocupar áreas onde hoje funcionam o Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e o Parque do Jaguaré.

“Precisamos de tecnologia para fazer gestão pública baseada em dados e evidências, e o que estamos fazendo em São Paulo nesta gestão está dentro desse guarda-chuva que é o CITI. Nossa meta é justamente reunir tudo o que há de melhor em nosso país em ciência, tecnologia e inovação para criar o Vale do Silício brasileiro”, disse Patricia Ellen.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.