Logo R7.com
RecordPlus

"É inspirador", afirma presa após assistir ao filme Nada a Perder 2

Mais de 200 detentas da Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo, assistiram ao longa-metragem que conta a história do bispo Edir Macedo

São Paulo|Do R7

  • Google News
Petrônio Gontijo interpreta o bispo Edir Macedo
Petrônio Gontijo interpreta o bispo Edir Macedo

“É inspirador, porque mostra como o bispo Edir Macedo foi perseguido, mas pela fé, ele lutou e venceu. E isso nos dá esperança de que podemos lutar e sermos vencedoras também”, afirmou a detenta Marina Pinheiro, de 25 anos, após assistir nesta sexta-feira (16) ao filme Nada a Perder 2na Penitenciária Feminina de Santana, na zona norte de São Paulo.

Juntamente com outras 200 presas, Marina se viu atenta, “sem piscar os olhos”, ao telão projetado em um espaço dentro da penitenciária chamado de galeria. Com a pipoca e o refrigerante na mão, as mulheres assistiram à obra produzida por Alexandre Avancini na tarde desta sexta. “A história do bispo é muito bonita, mas também de muita luta. E todas nós, aqui dentro, entendemos de luta. E o filme é um pouco o que acontece com a gente. E ele (Edir) saiu da cadeia, venceu na vida. Esse é o aprendizado”, comentou a presa Thaiz Dias, de 31 anos, com os olhos marejados.


Leia mais: Ônibus de Nada a Perder 2 inicia tour de cinema solidário em São Paulo

A obra é continuação da cinebiografia de Macedo e mostra sua história, a partir do momento em que o líder de um dos maiores movimentos de fé mundial foi libertado da prisão (1992) até a construção de seu grande sonho, o Templo de Salomão (2014). Nada a Perder 2 é a sequência do filme nacional mais visto de todos os tempos, com mais de 12 milhões de espectadores. O ator Petrônio Gontijo interpreta Edir Macedo em todas as fases de sua vida. Day Mesquita, por sua vez, está no papel de Ester Bezerra, mulher de Edir. O longa tem cenas espetaculares, filmadas em Israel e África do Sul. A sequência conta com números superlativos: foram mais de 60 atores, 6 mil figurantes e centenas de carros de época em cena.


Em determinados momentos, as presas vibraram com as cenas. Em outros, lágrimas. “Isso mostra a boa atitude que eles têm com a gente. Mostrar a vida de uma pessoa que passou pelo que a gente está passando, mas que deu a volta por cima e hoje é um exemplo”, disse Marina, que está há quatro anos no presídio, cumprindo pena pelo artigo 157 (roubo).

Veja também: Detentas do presídio Nelson Hungria (RJ) assistem a Nada a Perder 2


O filme será exibido para as presas da Penitenciária de Santana mais duas vezes: no pavilhão 1, dia 19, e no pavilhão 2, dia 20. Mas não para por aí. De acordo com Aguinaldo Firmino Júnior, coordenador do projeto Cinema Solidário, responsável por levar o longa ao presídio, Nada a Perder 2 terá mais de 300 exibições no sistema prisional brasileiro.

“Foi perseguido, mas com a fé e a verdade, venceu. Ele conseguiu realizar o sonho dele, que era o Templo de Salomão. E eu tenho certeza que vou vencer também e conseguir realizar meu sonho, que é sair daqui”, finalizou a presa Marta Moreno.

Assista: Atores de Nada a Perder 2 falam sobe estreia nesta quinta (15)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.