Em Embú das Artes (SP), famílias atingidas por desabamento recebem roupas, mantimentos e água
Voluntários do Unisocial também apoiam socorristas que trabalham no local
São Paulo|Do R7
Desde quarta-feira (30), voluntários do Unisocial -- programa social mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus -- auxiliam as famílias atingidas, e também os bombeiros e osagentes da Defesa Civil que trabalham no socorro às vítimas de um deslizamento de terra em Embu das Artes, município da região metropolitana de São Paulo. Segundo as autoridades, a tragédia, ocasionada por um temporal, provocou a morte de sete pessoas.
O desastre foi decorrência do desabamento de uma casa que atingiu outras três residências próximas, na noite do dia 29. De acordo com a Imprensa, cerca de 40 habitações foram interditadas, e seis delas podem desabar.
"É justamente nesses momentos difíceis que vemos a importância da união. Essa tem sido
a força do Unisocial: a união de voluntários e doadores, que não medem esforços para
ajudar. Lamentamos as perdas das famílias, materiais e, principalmente, pelas vidas que
são irreparáveis”, avalia Rondineli Silva, responsável pelo Unisocial.
A voluntária Joelma Rodrigues Mesquita, de 35 anos, relata que chegou ao local da tragédia
por volta das 7h. “Eu me deparei com gente chorando, ferida, com fome e sede. Procuramos ajudar de imediato. Embora seja um momento lamentável, estou feliz em poder ter ajudado essas pessoas. Auxiliar o próximo não tem preço”.
Até agora, o Unisocial já arrecadou e doou 1,3 mil peças de roupas, 1,5 tonelada de mantimentos e 4,5 mil litros de água. Os lanches e o café oferecidos pelos voluntários também ajudam os socorristas a manterem as forças para atuar em uma situação tão adversa.
"Acordei com minha esposa me empurrando, me chamando, e muitos gritos do lado de fora. Foi só o tempo de sair e veio o deslizamento com as árvores, que levou nossa casa, com tudo que nós tínhamos”, lembra Gilson Inácio Menezes, morador de uma das casas atingidas.
“Agradecemos a todos pelas doações que recebemos e pelo empenho dos voluntários do Unisocial, aos bombeiros e todos que ajudaram. Muito obrigado por tudo", reconheceu.