Em guerra contra pichadores, Doria é ironizado em grafite
Obra mostra prefeito vestido de gari e varrendo grafites para baixo do tapete
São Paulo|Do R7
Em duas semanas de gestão, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), já criou um clima de desconforto em relação aos artistas de rua. Recentemente, prometeu apagar pichações e disse que alguns grafites gastos ou com pichações por cima seriam substituídos por toda a cidade. Ele, inclusive, participou de uma ação para pintar muros no último fim de semana.
Um mural assinado pelo artista plástico Tody One ironiza o novo prefeito. A pintura mostra Doria vestido de gari – usando um uniforme com o logotipo da grife Ralph Lauren e um cashmere por cima dos ombros — enquanto varre grafites para baixo de um tapete. A pintura também tem um balão com a seguinte frase: "Isso não é arte! Romero Brito é top".
Doria é amigo e fã do trabalho do pintor pernambucano Romero Britto, muitas vezes apontado como sinônimo de cafonice.
A assessoria do prefeito nega que ele tenha declarado guerra à arte de rua e ao grafite. Porém, a atitude de apagar as obras de artistas plásticos dos 'Arcos do Jânio' e algumas da avenida 23 de Maio, deixou grafiteiros indignados. O temor é que o prefeito confunda pichações com grafites e resolva apagar tudo.