Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em nova denúncia, Ministério Público acusa Brennand de ameaçar caseiro

Empresário teria passado em frente à casa de Agostinho da Silva em condomínio no interior de São Paulo e chamado o funcionário de vagabundo, entre outras ofensas

São Paulo|

O empresário Thiago Brennand
O empresário Thiago Brennand O empresário Thiago Brennand

A Promotoria de Justiça de Porto Feliz ofereceu nesta sexta-feira (21) uma nova denúncia criminal contra o empresário Thiago Brennand, de 42 anos. Nessa nova ação, ele é acusado do crime de ameaça e da contravenção penal de vias de fato (quando há uma agressão física leve) contra Agostinho Rodrigues da Silva, 54, caseiro do condomínio onde vivia, em Porto Feliz (interior de São Paulo).

Os delitos teriam acontecido no dia 25 de julho. De acordo com a denúncia, Brennand passou na frente da residência de Silva, que estava saindo de carro, e começou a agredi-lo verbalmente, gritando "vagabundo, onde você pensa que vai? você tá maluco?". O caseiro continuou o caminho em direção a uma das saídas do condomínio, mas foi seguido pelo empresário.

"Olha pra você, seu velho! Só não te quebro aqui porque você está no lugar errado!" e "Você mexeu com a pessoa errada" são algumas das expressões que a Promotoria afirma que Brennand usou no dia. Segundo testemunhas, ele estava armado e chegou a dar um tapa e empurrar o caseiro duas vezes.

Um tenente coronel aposentado viu a cena e afirmou, em depoimento à polícia, que "já viu muita coisa triste em sua profissão, mas a forma como Brennand tratou o Sr. Augustinho foi realmente marcante e triste". O caso será analisado pela juíza Ana Cristina Paz Neri Vignola, do Juizado Especial de Porto Feliz.

Publicidade

Thiago Brennand possui contra si duas ordens de prisão, uma delas da juíza da 6ª Vara Criminal de São Paulo, Érika Mascarenhas, e outra do juiz da 1ª Vara de Porto Feliz, Jorge Panserini. Além de ter sido denunciado formalmente duas vezes por violências praticadas contra mulheres - contemplando os crimes de estupro, ameaça, cárcere privado e lesão corporal -, essa semana a Promotoria de Porto Feliz também denunciou o empresário por agredir o garçom Vitor Igor Rodrigues Machado, 26.

Prisão e fiança

Brennand foi encontrado por agentes da Interpol em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, onde aguarda seu processo de extradição para o Brasil. Ele foi detido por conta do processo em que é acusado de agredir uma modelo em uma academia em São Paulo. Após ser detido, pagou fiança. 

Publicidade

O processo em que é acusado de ameaçar o caseiro Augustinho Silva é a 4ª ação penal que o Ministério Público de São Paulo move contra o empresário.

Na petição que acompanha a denúncia, Brennand é descrito pelos promotores de Justiça Josmar Tassignon Júnior e Evelyn Moura Virginio Martins como uma pessoa que "parece revelar desprezo e desdém a quem, na visão dele, não ostenta a mesma condição econômico-financeira ou que esteja em qualquer situação de vulnerabilidade (como nos casos de violência a envolver as inúmeras vítimas mulheres)".

Publicidade

Brennand chegou a registrar um boletim de ocorrência contra o caseiro, mas o MP afirma que não enxergou a prática de qualquer delito no que foi apontado pelo empresário.

A reportagem entrou em contato com o advogado Ricardo Sayeg, que representa a defesa de Thiago Brennand. Contudo, até a publicação da reportagem, não obteve resposta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.