Em nova tentativa de fuga, presos pulam grades em Tremembé (SP)
Na última segunda-feira (16), 218 presos que cumprem pena em regime semiaberto na unidade fugiram. Destes, 127 foram recapturados
São Paulo|Kaique Dalapola, do R7
Quatro presos que cumprem pena em regime semiaberto no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Tremembé, a cerca de 150 km de São Paulo, tentaram empreender nova fuga na unidade na tarde desta sexta-feira (20).
Segundo a SAP-SP (Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo), os presos chegaram a pular o alambrado da unidade, mas foram interceptados por agentes penitenciários que conseguiram recapturar todos. Eles já estavam do lado de fora da unidade.
Leia também: Contra o coronavírus, Justiça proíbe visitas em todos presídios de SP
No início desta semana, a unidade já havia registrado fugas de presos. Eles fizeram um motim na unidade logo após receberem a notícia que perderam o direito à saída temporária, conhecida como saidinha, por causa da crise do novo coronavírus. A unidade teve fuga de 218 — destes, 127 já haviam sido recapturados até a manhã desta sexta-feira.
Os presos que tentaram fugir devem deixar o regime semiaberto e voltar para o fechado. Com isso, o preso perde uma série de direitos, como o de poder trabalhar externamente e ter saídas temporárias em datas comemorativas.
A secretaria que administra as penitenciárias de São Paulo destacou ainda que "as unidades de regime semiaberto não dispõem de altas muralhas nem de vigilância armada, como parte do processo de progressão de pena".