Em um dia, mil caminhões são multados por fumaça preta em SP
Cetesb intensificou fiscalização nas rodovias paulistas para controlar a emissão de poluentes. 62.126 veículos foram fiscalizados nesta terça
São Paulo|Márcio Neves, do R7

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou 1.108 caminhões somente nesta terça-feira (11) por estarem circulando emitindo fumaça preta acima do nível permitido pela lei.
A multa para quem for flagrado com o veículo em condições irregulares é de R$1.591,80, que pode dobrar em caso de reincidência no período de um ano. Foram fiscalizados 63.126 veículos em 42 pontos espalhados em todo o estado de São Paulo.
"Especialmente nesta época do ano, em razão da falta de chuvas, aumento da poluição atmosférica e consequentemente das complicações respiratórias. Nosso objetivo é chamar a atenção da população para que se engaje nesta questão ambiental e de saúde pública", explicou Patrícia Iglecias, presidente da Cetesb.
Segundo o órgão, a concentração média de partículas inaláveis geradas a partir da queima de combustível que ficam suspensas no ar, durante o período de inverno entre maio e setembro, a Região Metropolitana da capital alcança um aumento de 28%.
A média anual é de 29 micrograma/m3 e no período do inverno chega a 37 micrograma por m3. Quase no limite do máximo permitido, que é de 40 microgramas por m3.

Fiscalização
A fiscalização é feito por meio da Escala de Ringelmann, uma metodologia que compara a densidade da fumaça emitida com os padrões de cinza impressos na escala. Essa fiscalização ocorre com o veículo circulando, sem a necessidade de parada.
Outro equipamento utilizado é o opacímetro, que capta a fumaça emitida por meio de uma sonda introduzida no escapamento, enviando os gases para uma câmara dotada de uma fonte de luz e um receptor onde a fumaça é analisada.
Nariz escorrendo, olhos irritados, tosse sem explicação e respiração ofegante. Quem nunca se sentiu assim? Os efeitos da poluição colocam motoristas e pedestres em risco na maior cidade do Brasil. O Fala Brasil conversou com um especialista responsável...
Nariz escorrendo, olhos irritados, tosse sem explicação e respiração ofegante. Quem nunca se sentiu assim? Os efeitos da poluição colocam motoristas e pedestres em risco na maior cidade do Brasil. O Fala Brasil conversou com um especialista responsável por mapear as vias campeãs em monóxido de carbono e outros poluentes para descobrir quais os piores pontos para respirar em São Paulo VÍDEO: Mapa da poluição traz vias campeãs em monóxido de carbono




















