Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em vídeo, Instituto Royal se defende e afirma que beagles eram "tratados com carinho"

Gerente geral fala sobre pesquisas na instituição e diz que cães tinham atividade de recreação

São Paulo|Ana Cláudia Barros, do R7

Silvia Ortiz negou que os animais fossem submetidos a testes de cosméticos
Silvia Ortiz negou que os animais fossem submetidos a testes de cosméticos Silvia Ortiz negou que os animais fossem submetidos a testes de cosméticos

O Instituto Royal divulgou nesta quarta-feira (23) um vídeo em que a gerente geral da instituição, Silvia Ortiz, rebate as acusações de maus-tratos aos beagles que eram usados em pesquisas pelo laboratório. Na madrugada de sexta-feira (18), ativistas invadiram a unidade de São Roque do Instituto, no interior de São Paulo, e retiraram 178 cães da raça.

No vídeo de aproximadamente quatro minutos, a gerente geral prestou esclarecimentos sobre os procedimentos realizados no laboratório, enfatizando que no local eram feitos “testes de segurança para medicamentos e fitoterápicos para a cura e tratamento de diversas doenças, como câncer, diabetes, hipertensão e epilepsia, entre outras, bem como para o desenvolvimento de medicamentos antibióticos e analgésicos”.

— Assim como em qualquer outro país, essas pesquisas são feitas em animais antes que passem para a fase de pesquisa clínica, feita em seres humanos. O objetivo é testar a segurança dos novos medicamentos de forma que possam ser utilizados pelas pessoas, como eu e você. Se em algum dia, você já tomou medicamento contra dor de cabeça, gripe ou pressão alta, pode ter certeza, você já foi beneficiado por pesquisas previamente feitas em animais.

A pesquisadora explicou por qual razão os cães da raça beagle são usados nos testes.

Publicidade

— Para esses testes, são utilizados animais determinados de acordo com protocolos pré-clínicos. Ratos, camundongos, coelhos e cães, estes últimos, da raça beagle. Esta raça é a mais indicada como modelo biológico padronizado para as pesquisas científicas por conta de seu padrão genético e sua similaridade com a biologia humana.

“Vou às últimas consequências", diz deputado que ficou com beagles encontrados em São Roque

Publicidade

Para comissão da OAB, não há dúvidas que cães retirados de instituto sofreram maus-tratos

Silvia Ortiz negou que os animais fossem submetidos a testes de cosméticos, conforme ventilado por ativistas.

Publicidade

— Os invasores nos acusavam de maltratar os cães e justificaram isto com a depredação de nosso laboratório e a retirada dos nossos animais. Além disso, disseram que testávamos cosméticos e produtos de limpeza nos animais. Tudo isso é mentira.

Instalações inspecionadas

De acordo com ela, o “Instituto Royal é um dos cinco centros de referência no País para pesquisas pré-clínicas de medicamentos” e o trabalho da instituição é “salvar vidas humanas”. Destacou ainda, em mais de um momento, que os animais eram tratados com carinho.

— Somos certificados pelo Concea (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Em tempos recentes, órgãos como a Vigilância Sanitária, o Ministério Público e a Zoonoses de São Roque visitaram nossas instalações e não encontraram nada de errado. Todos eles puderam constatar a limpeza e a organização de nossas instalações, bem como o carinho com que nossos animais eram tratados.

Instituto suspeito de maus-tratos a cães está em situação regular, afirma Conselho

Acrescentou que os “beagles contavam com a assistência de nove veterinários, praticavam atividades recreativas e tinham uma alimentação saudável e regulada, que levava em consideração a característica de cada animal”.

— Além disso, quase todos os cães eram colocados para adoção após participarem das pesquisas, sem nenhum tipo de risco para as pessoas.

Segundo a gerente geral, o “vandalismo ocorrido no Instituto Royal coloca em xeque o próprio desenvolvimento na área da saúde do País”.

— É muito fácil para qualquer empresa decidir levar os testes de seus medicamentos para outros países. Isso prejudica a comunidade científica, que perde conhecimento, seja na indústria, seja nas universidades. Os trabalhadores perdem empregos e as pessoas perdem agilidade no recebimento de novas drogas que podem salvar incontáveis vidas.

Silvia Ortiz ressaltou que o instituto segue “todas as regras necessárias” e faz “um trabalho de suma importância para a sociedade brasileira”.

— É muito triste constatar que um pequeno grupo pode colocar tudo isso a perder, em nome de uma visão deturpada e a partir de uma falta de sensibilidade atroz. Alguns animais suprimidos do Instituto Royal foram abandonados na rua, à sua própria sorte.

Finalmente, afirmou que a instituição persistirá “pela fé que temos na relevância das pesquisas que fazemos, mas precisamos que a sociedade compreenda essa importância e que nos ajude a continuar a trabalhando pelo bem-estar de todos”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.