Logo R7.com
RecordPlus

Entenda como as chuvas podem contribuir para o desabamento de imóveis

Na madrugada desta segunda (2), um prédio de quatro andares desabou em Guarulhos, na Grande São Paulo

São Paulo|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A chuva pode causar interferências significativas em estruturas de edifícios, aumentando o risco de desabamentos.
  • Rachaduras em pilares, vigas e deformaçōes nas lajes são sinais que devem ser avaliados por profissionais qualificados.
  • O solo onde a construção está situada pode ser um fator determinante para o colapso estrutural.
  • É importante contratar engenheiros qualificados para reformas, garantindo a integridade estrutural dos imóveis.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um prédio de quatro andares desabou em Guarulhos, na Grande São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (2). Vizinhos ao imóvel relataram que pessoas em situação de rua frequentavam o local. No entanto, segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém foi encontrado nos escombros.

Em entrevista ao Conexão Record News, o engenheiro civil Joni Matos Incheglu explica que a chuva pode colaborar para a ocorrência de desabamentos, não somente por interferir na estrutura de imóveis, mas também pelo impacto na saturação do solo.


De acordo com vizinhos, pessoas em situação de rua frequentavam o local Reprodução/Record News - 02.02.2026

Entre as medidas para verificar se há algum dano em uma edificação, Incheglu comenta que existem detalhes que podem ser notados até mesmo por leigos e que podem evitar uma tragédia. Rachaduras progressivas em pilares e vigas ou deformações nas lajes são indícios importantes que devem ser avaliados por profissionais habilitados.

Além disso, o terreno também pode ser um problema para a estrutura. Por isso, o engenheiro ressalta a importância da análise detalhada dos projetos e manutenções das edificações para determinar responsabilidades após incidentes como este. “Na realidade, o solo pode ser um fator que contribui de uma maneira determinante para um colapso estrutural”, explica.


Incheglu ainda enfatiza a necessidade da contratação de profissionais qualificados durante reformas ou ampliações residenciais para garantir que as alterações não comprometam a integridade estrutural original dos imóveis.

“Um profissional habilitado tem que fazer avaliação disso, ele tem que fazer avaliação das condições estruturais da edificação justamente para ver se a função que ela vai passar a ter daquele momento de uma eventual reforma, de uma eventual ampliação, não coloca em risco a estrutura dela”, completa.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.