Entorno do Mercadão terá R$ 6 mi da União para reforma, afirma prefeito
Segundo Fernando Haddad, verba será repassada pelo Ministério do Turismo
São Paulo|Do R7
O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que o Ministério do Turismo repassará R$ 6 milhões para a Prefeitura de São Paulo reformar o entorno do Mercado Municipal, no centro da capital paulista. Serão recuperados itens como a iluminação pública e as calçadas. Ele visitou o Mercadão nesta segunda-feira (20).
— Vamos apresentar o projeto para eles nas próximas semanas e eles vão participar da elaboração do projeto, porque eles sabem qual é o maior retorno de investimento que eles teriam. Para nós o Mercado é muito importante. A última reforma foi na gestão da Marta. De lá para cá, não houve uma reforma e agora nós temos esses dois projetos, que vão melhorar muito.
Além disso, a administração do petista está em tratativas com o TCM (Tribunal de Contas do Município) para que uma licitação possa ser publicada para a construção de uma garagem subterrânea vizinha ao Mercadão, um projeto que começou a ser tocado pela gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).
Haddad disse que faz um "apelo" ao tribunal para que o projeto, uma "prioridade" para revitalizar a área, possa seguir em frente. Segundo ele, o aguardo para a liberação da licitação no TCM já é de oito meses.
— O setor privado quer fazer a garagem em troca da exploração comercial. Então, nós não teríamos que colocar um centavo da Prefeitura, porque o fluxo de carros aqui é tão intenso que a exploração comercial banca a construção da garagem subterrânea.
Leia mais notícias de São Paulo
A garagem, ele acredita, pode começar a ser construída ainda em 2014. Ela estará pronta em dois anos. Além do entorno do Mercadão, a Prefeitura quer garagens subterrâneas na vizinhança do Teatro Municipal e sob a Praça Roosevelt, também no centro da cidade.
Haddad disse ainda que a Prefeitura está em tratativas para viabilizar a construção de uma unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) no terreno antes ocupado pelos prédios São Vito e Mercúrio, que estavam degradados antes de serem demolidos no governo Kassab. No espaço hoje funciona um estacionamento.
— Como abrimos espaço na Feira da Madrugada para estacionamento, podemos liberar essa área.
Secretariado
O prefeito também falou a respeito da reforma que está fazendo em seu secretariado. De acordo com ele, as mudanças devem ser concluídas até o mês que vem.
— Eu comecei a reforma em janeiro, mas não tenho pressa de concluir. Eu desejaria concluir antes do carnaval todas as mudanças. Acho importante, se possível ainda em janeiro.













