São Paulo Estado de São Paulo registra 118 denúncias de LGBTfobia em 2019

Estado de São Paulo registra 118 denúncias de LGBTfobia em 2019

Penalidade vai de advertência até multa. Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado nesta quarta no Largo do Arouche com serviços gratuitos

Ação no Largo do Arouche nesta quarta é voltada para população LGBT

Ação no Largo do Arouche nesta quarta é voltada para população LGBT

Agencja Gazeta/Jakub Orzechowski/Reuters - 13.10.2018

A Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo recebeu 118 denúncias de LGBTfobia em 2019. A Lei Estadual 10.948 de 2001 pune a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero e a Lei 11.199 de 2002 prevê punição para quem discriminar pessoas que convivem com o HIV/AIDS. Nesta quarta-feira (29) é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

No Largo do Arouche, região central de São Paulo, haverá uma ação das 9h às 16h com diversos serviços gratuitos para travestis e pessoas transexuais, organizados pelo governo e pela prefeitura.

Leia mais: Unidades do Cate de São Paulo têm mais de 4.200 vagas de emprego

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania, muitas denúncias podem ser resolvidas por mediação, mas os casos em que não há conciliação, é instaurado processo administrativo. A penalidade varia de advertência até multa de R$ 82.830.

No “Dia da Cidadania Trans”, será possível emitir a 2ª via de certidões de casamentos, nascimentos, óbitos, agendar a 2ª via de RG com nome social e obter atestados de antecedentes criminais. Outra oportunidade para conseguir orientação jurídica, educação financeira e vacinação contra gripe, sarampo, entre outros.

Veja também: Suzano recebe centro de apoio à vítima quase um ano após massacre

A Secretaria Estadual da Saúde vai realizar testes rápidos para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. O Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) fará a pré-seleção para vagas de emprego em empresas que já atuam com a diversidade, além de emitir 1ª e 2ª vias de carteira de trabalho. Para isso, as interessadas devem apresentar uma foto 3x4 e RG. 

O evento terá ainda palestras sobre cidadania, empreendedorismo, elaboração de currículos e política institucional. “Promover a cidadania das travestis e das pessoas trans é fundamental para disseminarmos a cultura do respeito e da inclusão social”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti. 

Leia ainda: Polícia Civil estreia reconhecimento facial em investigações 

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado em 29 de janeiro, quando 27 travestis e pessoas transsexuais foram ao Congresso Nacional lançar a campanha "Travesti e Respeito", criada e idealizada por pessoas trans em parceria com o Programa Nacional de IST/AIDS do Ministério da Saúde.

Últimas