Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado de SP sanciona lei para regionalização do saneamento

Lei sancionada nesta terça (6) dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento básico, conforme o novo marco do setor

São Paulo|

SP tem sancionada lei que dispõe sobre unidades regionais de saneamento
SP tem sancionada lei que dispõe sobre unidades regionais de saneamento SP tem sancionada lei que dispõe sobre unidades regionais de saneamento

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sancionou nesta terça-feira (6), a Lei 17.383/2021, que dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento básico, conforme determina o novo marco do setor. Entre outras medidas, passará a vigorar o chamado subsídio cruzado, ou seja, os municípios com maior sustentabilidade financeira poderão auxiliar os que estão em situação de vulnerabilidade.

"A lei visa viabilizar a universalização de água e esgoto até 2033 com tarifas coerentes. Do contrário, alguns municípios teriam tarifas muito mais altas para atingir as metas", afirmou ao Broadcast o secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro.

A proposta do Executivo foi debatida na Alesp e aprovada por ampla maioria. Para alcançar a meta prevista em lei, São Paulo contará com quatro Urae (Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário): Sudeste (com 370 municípios), Centro (98), Leste (35) e Norte (142).

Os municípios atendidos pela Sabesp foram todos reunidos no bloco Sudeste, relata Santoro. "A Sabesp já tem o serviço universalizado em grande parte dos municípios que tem contrato. Por ser uma empresa forte, ela consegue tomar recursos no mercado e viabilizar tranquilamente a universalização até 2033", diz o secretário. "A questão da universalização nos municípios atendidos pela Sabesp está resolvida", avalia o secretário.

Segundo a pasta, a regionalização também abre a possibilidade de compartilhamento de infraestruturas, viabilizando economicamente a universalização dos serviços em municípios menores e com pouca capacidade econômica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.