Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estupro em SP cresce pelo 6º mês consecutivo e é o maior em 5 anos

Segundo dados da Secretaria da Segurança, dos 1.185 casos registrados no terceiro mês deste ano, 73% foram cometidos contra pessoas vulneráveis

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Secretário Mágino Alves divulgou dados criminais em SP
Secretário Mágino Alves divulgou dados criminais em SP Secretário Mágino Alves divulgou dados criminais em SP

No mês de março deste ano foram registrados 1.185 estupros no Estado de São Paulo, de acordo com os dados divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública) nesta quarta-feira (25). O número é o maior para a série histórica (iniciada em 2002) para o mês de março e o segundo maior em um mês, atrás apenas de outubro de 2012.

Pelo sexto mês seguido, o número de estupros registrados é maior do que o mesmo mês do ano anterior. Setembro do ano passado, com 950 casos registrados, foi menor do que o mesmo mês de 2016, que foram registrados 953 estupros. Desde então, os números só cresceram em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Com os números, o primeiro trimestre de 2018 fecha com 3.218 estupros registrados. E período com mais estupros desde 2013, quando houve 3.356 casos registrados.

Registros de estupros em março

Do total de estupros informados à polícia em março deste ano, 73% dos casos foram registrados como “estupro de vulnerável”. Essa tipificação é feita pela pasta desde setembro do ano passado.

Publicidade

O Código Penal prevê que estupro de vulnerável é o sexo com menores de 14 anos ou "com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência".

Os dados ainda não contabilizam casos como o da menina de 11 anos abusada sexualmente pelo tio no bairro da Vila Carrão, zona leste de São Paulo. O homem, de 54 anos, foi preso na última terça-feira (24). Esse crime deve entrar para as estatísticas de "estupros de vulneráveis" do mês de abril, prevista para ser divulgadas pela pasta no final de maio.

Publicidade

A tipificação do crime de estupro foi alterada com a lei n° 12.015, de 2009. Os crimes de atentado violento ao pudor foram revogados, juntando ao de estupro e substituindo o conceito de presunção de violência pelo de estupro de vulnerável.

Procurada, a assessoria da SSP-SP não se posicionou sobre o aumento dos registros de estupro.

Publicidade

Queda em homicídios e latrocínios

Em março deste ano, 281 pessoas foram mortas em casos registrados como homicídio doloso (quando há intenção de matar). O número é o menor para o mês desde o início da série histórica, em 2002. Com isso, o primeiro semestre de 2018 fechou com 804 homicídios no Estado de São Paulo — também o menor para o período na série histórica.

O mesmo acontece com os crimes de latrocínios (roubo seguido de morte). Com 21 casos registrados, o mês de março é o com menos casos da série histórica. O trimestre fechou com 66 latrocínios registrados em São Paulo, menor número na série histórica para o período.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.