Logo R7.com
Logo do PlayPlus

'Eu me assustei', diz prefeito de SP sobre estudo de qualidade de vida

Pesquisa da Rede Nossa SP revela que 57% da população deixaria a cidade se pudesse e 45% avaliam gestão como ruim ou péssima

São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7

'Eu me assustei um pouco', diz prefeito de SP ao comentar pesquisa da Rede Nossa São Paulo
'Eu me assustei um pouco', diz prefeito de SP ao comentar pesquisa da Rede Nossa São Paulo

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou, nesta quinta-feira (20), que vai buscar soluções para melhorar os indicadores da capital paulista e os problemas apontados pela população na pesquisa da Rede Nossa São Paulo. No estudo, 57% dos moradores demonstraram interesse em deixar a cidade se pudessem e a maioria não viu mudança na qualidade de vida. 

O levantamento também mostrou que 45% dos paulistanos avaliam a atual administração municipal como ruim ou péssima, alta de 10 pontos percentuais na comparação com 2020. Apenas 13% veem a gestão como ótima ou boa e 39% como regular. Outros 3% não responderam.

"Quando fiquei sabendo de alguns dados do resultado da pesquisa, confesso que me assustei um pouquinho, até conversei com o Jorge [Abraão], mas será que tá certo mesmo? Mas é muito bom termos essa pesquisa, que vai nos balizar a continuar na missão de procurar fazer o melhor sempre, reconhecer eventuais falhas, buscar a solução e atender a população de São Paulo", destacou o prefeito. 

Leia também

Nunes disse que gosta de desafios e de escutar a opinião da população. Ele se comprometeu a cumprir o Plano de Metas da gestão municipal.


"Nós vamos buscar, e alcançar, solucionar e melhorar a percepção da população no atendimento ao Plano de Metas, pactuado com a sociedade no momento da eleição do Bruno [Covas] e minha e depois nas audiências públicas, com muitas contribuições, mesmo na pandemia", ressaltou o prefeito.

Em evento, Ricardo Nunes buscou demonstrar que a população tem uma percepção equivocada com relação a alguns aspectos, como a integração de São Paulo com os 38 municípios da região metropolitana. Na pesquisa, 46% dos moradores disseram que não existe integração entre a gestão paulista e a das demais cidades e que, se houvesse, melhoraria a qualidade de vida. 


"Tive, no mínimo, cinco reuniões em seis meses com todos os prefeitos. Falamos sobre mobilidade, zeladoria nas áreas de divisas, enfrentamento da Covid-19 e vacinação, isso sem falar nas conversas por telefone. Também constituímos grupo de trabalho", justificou-se.

O prefeito, no entanto, reconheceu que é preciso melhorar a comunicação das ações da prefeitura à população, mas disse não saber como.


Outras demandas

Outra demanda da Rede Nossa São Paulo que o prefeito destacou ter atendido é a regionalização dos investimentos, com distribuição desigual, de forma a atender às áreas mais vulneráveis da cidade, num total de R$ 5 bilhões. Segundo a pesquisa, sete em cada dez paulistanos acreditam que o percentual de distribuição regionalizada dos recursos deveria ser maior. 

Sobre a zeladoria na cidade, Ricardo Nunes elencou a substituição das lâmpadas na iluminação pública por lâmpadas de LED, que melhoram a luminosidade e são mais econômicas, o uso de tecnologia em serviços como tapa-buracos e o edital de licitação de R$ 1 bilhão para o recapeamento de vias.

Ele ainda lembrou que a saúde foi eleita o melhor serviço e que São Paulo é a capital mundial da vacina. "Temos 20 UPAs hoje na cidade; em 2017 eram três. Vou inaugurar mais duas", contou.

"Preciso mostrar mais à sociedade tudo aquilo que estamos conseguindo fazer. É natural que, se você está desempregado, você fique chateado com a cidade. O aumento da criminalidade se reflete nessa percepção. A pandemia mexe com a percepção das pessoas. É uma cidade complexa com muitos problemas, mas é linda, acolhedora e com serviços maravilhosos. Vamos melhorar o resultado da percepção das pessoas", defende.

Câmara de Vereadores

Segundo a pesquisa, a atuação da Câmara de Vereadores de São Paulo foi avaliada como ruim ou péssima por 57% dos entrevistados. Outros 27% acreditam ser regular e apenas 8% acham que é ótima ou boa; outros 8% não responderam. Para um quarto da população, os vereadores teriam de conhecer a fundo os problemas da região para contribuir com a melhora na qualidade de vida.

Sobre a má avaliação da Câmara Municipal, Ricardo Nunes, que é ex-vereador, saiu em defesa dos parlamentares e ressaltou os projetos de lei de alta relevância recentemente aprovados pelo Legislativo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.