Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Explosão do vulcão em Tonga afeta atmosfera de SP e colore céu

Coloração diferenciada no céu acontece devido aos aerossóis produzidos após a erupção, que ocorreu no último dia 15 de janeiro

São Paulo|Do R7

Efeitos da explosão do vulcão de Tonga podem ser notados no céu em São Paulo
Efeitos da explosão do vulcão de Tonga podem ser notados no céu em São Paulo

Os efeitos da nuvem de dejetos que foi expelida na atmosfera após a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga, no último dia 15 de janeiro, podem ser sentidos em algumas regiões do estado de São Paulo, de acordo com o Climatempo.

Esses efeitos foram notados na coloração diferenciada do céu no amanhecer desta quarta (26) e quinta-feira (27).

Leia também

A professora e pesquisadora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo), Marcia Yamasoe, explica que os aerossóis produzidos pela explosão do vulcão de Tonga já estão presentes na alta atmosfera e podem ser notados tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O colorido do céu poderá ser visto ainda por várias semanas ao amanhecer e ao entardecer.


A explosão do vulcão gerou um grande tsunâmi no Pacífico Sul, que devastou a região de Tonga e teve grande impacto em outras ilhas da Oceania, como a Samoa Americana e Ilhas Fiji.

Dias depois da erupção do vulcão, a nuvem causada pela explosão ainda era tão espessa que dificultava a chegada de ajuda humanitária. A onda de choque gerada pela explosão desse vulcão atravessou o oceano e causou o derramamento de óleo na costa do Peru, o que está sendo considerado um dos mais graves acidentes ecológicos na costa peruana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.