Falhas na CPTM afetam circulação de trens; passageiros protestam e bloqueiam marginal Pinheiros
Há dificuldade para embarque nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Paese foi acionado, mas a pista local está interditada
São Paulo|Letícia Assis e Edilson Muniz, da Agência Record
Os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada na manhã desta quarta-feira (2).
De acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação dos trens, o problema na Linha 9-Esmeralda ocorreu após um princípio de incêndio em cabos externos que cruzam as vias na região das estações Santo Amaro e João Dias.
A circulação de trens entre Santo Amaro e Granja Julieta está interrompida e o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado para atender o trecho com ônibus e há filas fora das estações.
Leia também
Já na Linha 8-Diamante, houve um problema na rede aérea entre as estações Jandira e Barueri. Segundo a empresa, os trens circulam em via única, com velocidade reduzida e maior intervalo entre as composições desde as 4h.
Protesto
Revoltados, passageiros bloquearam a passagem de veículos na pista local da marginal Pinheiros sentido Castello Branco, em frente à estação Granja Julieta, em protesto. No trecho, a pista expressa já estava interditada por causa de obras.
Apenas os motociclistas têm passagem livre na região e já há uma extensa fila de carros e ônibus do transporte público no local.