Famílias e ONGs protestam contra maus-tratos em presídios
Manifestações ocorrem em cidades de todo o país e denunciam condições precárias enfrentadas pelos detentos
São Paulo|Do R7
Famílias de presos e organizações sociais realizam protestos pacíficos contra maus-tratos e torturas no sistema penitenciário, na manhã desta quinta-feira (3), em cidades de todo o país.
Segundo os manifestantes, o intuito dos atos é denunciar as condições de precariedade enfrentadas pelos detentos nos presídios brasileiros.
“Não é ação individual, e sim ação coletiva do inconformismo de todos os presos, familiares e seus amigos, que já não aguentam tanta tortura física e psicológica aos presos e seus familiares”, escreveu a ONG Pacto Social & Carcerário São Paulo em uma publicação em que convoca a população ao ato.
Os familiares e as ONGs pedem, entre outras demandas, melhores condições de alimentação aos presos, o fim do racionamento de água nos presídios, disponibilização de medicamentos que supram a necessidade dos detentos e a volta das visitas íntimas.
As manifestações ocorrem de maneira pacífica.
São Paulo
Somente em São Paulo, os atos devem ocorrer em ao menos 11 cidades: São Paulo, Taubaté, Campinas, Pirajuí, Araçatuba, Santos, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Na capital paulista, o protesto será no Parque da Juventude, na zona norte, em frente à sede da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). De acordo com a organização, o ato reúne entre 4.000 e 5.000 pessoas.