São Paulo Feriado de Tiradentes altera serviços municipais em SP; confira

Feriado de Tiradentes altera serviços municipais em SP; confira

Capital terá alteração na circulação dos ônibus. Vacinação ocorre normalmente nos 4 dias, e rodízio estará suspenso na sexta (22)

Vacinação contra gripe, Covid e sarampo ocorre normalmente durante os quatro dias

Vacinação contra gripe, Covid e sarampo ocorre normalmente durante os quatro dias

Tomaz Silva/Agência Brasil

Os serviços municipais da cidade de São Paulo têm operação especial devido ao feriado prolongado de Tiradentes, que começa nesta quinta-feira (21). Mudanças ocorrem até o domingo (24), com exeção da vacinação, que ocorre normalmente durante os quatro dias.

Na quinta (21), sexta (22) e sábado (23), as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas disponibilizarão, das 7h às 19h, vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

No domingo (24), a imunização será realizada nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência e da Juventude, das 8h às 17h. Na avenida Paulista, a vacinação ocorrerá em uma tenda, instalada no número 52, e em uma farmácia parceira (número 995), das 8h às 16h. Os parques e a tenda da avenida Paulista aplicarão doses de vacina contra a Covid-19 e gripe para as faixas etárias elegíveis. A farmácia aplicará somente a vacina contra a Covid-19.

Confira o funcionamento da saúde em SP

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:

- Hospitais e prontos-socorros;

- AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24h;

- UPAs (Unidades de Pronto Atendimento);

- Caps AD IV (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção);

- Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).


Estarão fechados

- UBSs (Unidades Básicas de Saúde);

- Centros de Convivência e Cooperativa e os Centros Especializados em Reabilitação;

- Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Demais serviços

- As AMAs 12h estarão abertas na quinta (21), sexta (22) e no sábado (23), das 7h às 19h;

- As AMAs/UBSs Integradas funcionarão na quinta (21), sexta (22) e sábado (23), das 7h às 19h, inclusive para vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite;

- Os Hospitais Dia funcionarão no sábado (23) e no domingo (24);

- Os Centros de Atenção Psicossocial funcionarão na quinta (21), sexta (22), sábado (23) e domingo (24) apenas com demandas internas, sem abertura ao público;

- As AMAs Especialidades ficarão fechadas na quinta (21) e sexta-feira (22), e funcionarão no sábado (23), das 7h às 19h;

- As três unidades dos hospitais veterinários das zonas norte, sul e leste estarão fechados na quinta-feira (21) e funcionarão na sexta-feira (22);

- A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico funcionará em regime de plantão.

Além desses equipamentos, a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses estarão em regime de plantão. Todas as unidades voltarão a atender normalmente na segunda-feira (25).

Rodízio de veículos

O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para carros na sexta-feira (22), em razão do feriado prolongado de Tiradentes, conforme Portaria 19/22, publicada no último dia 8 no Diário Oficial.

As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da sexta-feira:

● Rodízio de veículos pesados (caminhões);

● Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);

● Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);

Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

No feriado de Tiradentes (quinta-feira 21), o rodízio de veículos e demais restrições não vigoram na cidade. Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156.

SPTrans

A SPTrans informa que na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), o atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. O Posto Central, as lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira.

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site da SPTrans.

Posto de Apoio à Mulher

O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, não realizará atendimento na quinta e sexta-feira. O posto reabre na segunda-feira, das 8 às 17h.

Operação dos ônibus

A circulação dos ônibus no feriado de quinta-feira (21) será equivalente à de um sábado. Na sexta-feira (22), a frota será de dia útil.

No DTP (Departamento de Transportes Públicos) não haverá expediente na quinta (21) e sexta-feira (22).

Abastecimento

As feiras livres funcionam normalmente. Atualmente, a cidade conta com mais de 920 feiras realizadas por todas as regiões, no horário das 7h30 à 13h. Clique aqui e confira os endereços e dias da semana. Veja abaixo como será o atendimento nos mercados municipais e sacolões. 

Direitos Humanos

A Casa da Mulher Brasileira permanece de plantão 24h para atendimento às mulheres vítimas de violência em todos os dias do feriado de Tiradentes.

Os demais equipamentos de atendimento ao público da SMDHC (Centros de Cidadania e Referência da Mulher); Postos Avançados de Atendimento à Mulher no Metrô e na SPTrans; Centros de Cidadania LGBTI; CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes); Centros de Referência de Promoção de Igualdade Racial e Polo Cultural José Lewgoy (Polo Cultural da Terceira Idade) - fecham na quinta-feira (21), devendo reabrir na segunda-feira (25), no horário normal de expediente.

A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos mantém atendimento de plantão pelo WhatsApp (11) 97549.9770. Os interessados também podem utilizar os serviços registrando os seus pedidos pelo formulário para cadastro de desaparecidos disponível no site da SMDHC. O Posto Avançado de Localização Familiar e Desaparecidos localizado na rua Mauá, 36, próximo da Estação Júlio Prestes, não abre para expediente presencial no feriado de Tiradentes (21), reabrindo na segunda-feira (25).

Em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, os conselhos tutelares de cada região do município podem ser acionados por meio de plantão telefônico, conforme a relação à disposição pela internet.

Os serviços de Ouvidoria de Direitos Humanos da SMDHC estarão suspensos no Feriado de Tiradentes (21) reabrindo no dia 25. É possível realizar manifestações nos temas de racismo, LGBTfobia, violência contra criança e adolescente pelo SP156.

O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, ônibus itinerante de prestação de serviços PopRua, não opera no feriado (21), e também não terá expediente nas emendas e finais de semana (22,23 e 24). O mesmo ocorre com os serviços de inclusão Recifran e Reviravolta.

Assistência Social

Durante a sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, estarão abertas as unidades dos SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), SEAs (Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua), Centros de Acolhida, CPAS (Coordenação de Pronto Atendimento Social), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Estarão fechadas as unidades dos SAS (Superintendências de Assistência Social), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), Centros POP (População em Situação de Rua), NPJ (Núcleos de Proteção Jurídico-Social), CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes), CJs (Centros para Juventude) e CEDESP (Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo). 

Também não terão expedientes os NCIs (Núcleos de Convivência para Idosos), NAISPD (Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência), Centros Dia, CRECIs (Centros de Referência da Cidadania do Idoso), Circo Social, SASF (Serviços de Assistência Social à Família), CCInter (Centros de Convivência Intergeracional), CDCM (Centros de Defesa e Convivência da Mulher).

Os SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), MSE (Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora também não funcionarão durante o feriado.

Trabalho

As unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), a rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, não irão funcionar nos dias 21 e 22 de abril.

As unidades da Escola Professor Makiguti, nas regiões Leste e Norte, também não terão atendimento no período de feriados. O CFCCT - Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes terá as instalações, o parque e o cinema funcionando no mesmo horário, das 9h às 18h.

Fazenda

O CAF (Centro de Atendimento da Fazenda) ficará fechado na quinta (21) e na sexta-feira (22). O atendimento ao público no CAF é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com agendamento prévio.

Educação

Os equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Educação estarão fechados.

FAB LAB Livre SP, Telecentros e Descomplica

O atendimento será retomado normalmente em todos os equipamentos na segunda-feira (25), com exigência de apresentação do Passaporte Vacinal para o acesso aos equipamentos. Alguns serviços ainda possuem a necessidade de agendamento prévio, a consulta pode ser feita pelos Canais SP156. Acesse o portal ou ligue 156. Caso haja necessidade de agendamento, acesse o site do Descomplica SP.

Parques

Durante os feriados de Tiradentes os parques urbanos e naturais terão funcionamento normal. É possível consultar os horários de cada unidade no site da SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente).

A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) não terá expediente e o Planetário do Carmo ficará aberto com sessões gratuitas na sexta-feira (21), a partir das 13h. Os ingressos estarão disponíveis na página da UMAPAZ.

Os viveiros municipais estarão fechados e os serviços da Divisão de Fauna Silvestre, os CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres), abrirão das 8h às 12h, para recebimento de animais. Porém, antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.

Esportes

Os Centros Esportivos estarão abertos nos horário habituais de feriado e fins de semana na próxima sexta-feira. O mesmo acontece no sábado (22), quando haverá atendimento normal das secretarias das unidades.

No sábado (23) e no domingo (24) os Centros estarão funcionando nos horários habituais de fim de semana.

Pessoa com Deficiência

O serviço que funcionará nos dois feriados é o da CIL (Central de Intermediação de Libras), que tem atendimento 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Acesse aqui para mais informações.

Cultura

Casa de Cultura Santo Amaro (Paço Cultural Julio Guerra Casa Amarela) – aberta somente na quinta (21).

Casa da Imagem (antiga Casa nº1) –aberta todos os dias.

Casa de Cultura Brasilândia – fechada somente na quinta (21).

Casa de Cultura Butantã - aberta todos os dias.

Casa de Cultura Campo Limpo - aberta todos os dias.

Casa de Cultura Da Vila Guilherme (Casarão) - fechada só no quinta (21).

Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) - fechada só quinta (21).

Casa de Cultura Guaianases- aberta nos dias 22, 23 e 24.

Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes - Espaço Cultural Casa da Fazenda) – aberta todos os dias.

Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) - aberta só nos dias 22, 23, e 24.

Casa de Cultura Itaim Paulista – aberta

Casa de Cultura Júlio Guerrav- aberta só quinta (21)

Casa de Cultura M’ Boi Mirim – fechada somente quinta (21)

Casa de Cultura de Parelheirosa - aberta só na segunda (24)

Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso De Mendonça) – aberta só nos dias 22, 23 e 24

Casa de Cultura São Mateus- estará fechada só nos dias 22 e 23

Casa de Cultura São Miguel Paulista (Antônio Marcos) - aberta só nos dias 22, 23 e 24

Casa de Cultura Tremembé - aberta só na sexta (22)

Casa de Cultura do Ipiranga (Chico Science) - aberta só na segunda (24)

Casa do Bandeirante – aberta todos os dias

Casa do Grito – aberta todos os dias

Casa do Modernista - aberta todos os dias

Casa do Sertanista (Casa do Caxingui ) – aberta todos os dias

Casa do Tatuapé – aberta todos os dias

Centro Cultural da Diversidade (Teatro Décio de Almeida Prado) – aberto todos os dias das 10h às 22h

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fechado dia 21. Aberto de 22 a 24, das 10h às 22h

Centro Cultural da Penha - fechado dia 21. Aberto de 22 a 24, das 10h às 20h

Centro Cultural de Vila Formosa - fechado para reforma

Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) – Fechado dia 21. Aberto dias 22 e 23, das 10h às 23h. Dia 24, das 9h às 18h

Centro de Culturas Negras – aberto todos os dias, das 8h às 21h

Centro Cultural Olido –fechado todos os dias

Centro Cultural Santo Amaro –aberto dias 22 e 23, das 10h às 18h. Fechado dia 24

Centro Cultural Tendal da Lapa - aberto todos os dias, das 9h às 21h

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - aberto todos os dias, das 9h à 18h

Centro da Memória do Circo - aberto todos os dias, das 10h às 18h

Centro de Referência Da Dança- CRD - Fechado dias 21 e 24. Aberto dias 22 e 23, das 10h às 20h.

Chácara Lane – aberta todos os dias

Escola Municipal de Bailado –fechada todos os dias

Escola Municipal de Iniciação Artística – fechada todos os dias

Escola Municipal de Música –fechada todos os dias

Fundação Teatro Municipal/Praça Das Artes- verificar programação no site

Hemeroteca- atendimento mediante agendamento.

Momumento à Independência (Cripta Imperial)- fechado todos os dias. Obra de restauro

Pavilhão das Culturas Brasileiras- fechado todos os dias

Polo Cultural e Criativo Vila Itororó (Canteiro Aberto)- aberto todos os dias, das 10h às 19h

Ponto de Leitura Piqueri - aberto só no dia 23

Sítio da Ressac a - fechado todos os dias.

sítio Morrinhos –aberto todos os dias.

Solar da Marquesa De Santos- aberto todos os dias.

Teatro Alfredo Mesquita- aberto dia 22, das 16h às 23h; dia 23, das 14h às 23h; 24, das 14h às 21h

Teatro Artur Azevedo –aberto de 21 a 23, das 14h às 23h
dia 24, das 14h às 21h

Teatro Cacilda Becker – aberto em 21 de abril, das 10h às 19h; dia 22, das 10h às 23h; 23, das 16h às 23h e 24, das 16h às 23h

Teatro Flávio Império - aberto todos os dias, das 6h às 18h

Teatro João Caetano –aberto dia 21, das 10h às 18h. De 22 a 24, das 10h às 22h

Teatro Paulo Eiró - aberto dias 22 e 23, das 12h às 22h30; 24, das 10h às 20h30

Centro Cultural São Paulo

Teatro e cinema – abertos todos os dias

Bibliotecas – abertas nos dias 21 a 23

Discoteca Oneyda Braga - Fechada dia 24

Demais acervos - Fechados dia 24

Áreas expositivas - abertas de 21 a 23. Fechados dia 24

Áreas de convivência – abertas todos os dias

Central de Informações - aberta todos os dias

Administração – aberta dias 21 e 22. Fechada em 23 e 24 de abril.

Últimas