Funcionários vacinam mulheres fora de grupo prioritário em SP
Prefeitura de SP diz que funcionários foram reorientados. Casos teriam acontecido no shopping Interlagos e parque Villa Lobos
São Paulo|Do R7
Em áudios que circulam nas redes sociais, mulheres fora do grupo prioritário da vacinação contra covid-19 em São Paulo aproveitaram de um erro de procedimento de funcionários da prefeitura para receberem a primeira dose de imunizante.
Segundo os áudios, pelo menos 10 mulheres conseguiram receber a vacina nos postos drive-thru do shopping Interlagos, na zona sul de São Paulo, e do parque Villa Lobos, na zona oeste. No dia seguinte, outras mulheres foram aos locais, mas receberam a informação de que não poderiam ser imunizadas.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de São Paulo confirmou a falha e disse que a Secretaria Municipal da Saúde e Coordenadoria Regional de Saúde Sul "reorientaram os funcionários após o ocorrido". A gestão municipal disse ainda que "todas as lactantes vacinadas serão acompanhadas e monitoradas clinicamente".
Leia também
A prefeitura paulistana afirma que a instrução oficial é que a vacinação contra covid-19 estará disponível para imunização de gestantes e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias com comorbidades deve ocorrer somente a partir do dia 17 de maio.
Por fim, a prefeitura orienta que caso qualquer lactante que tenha sido vacinada sinta desconforto deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
O cronograma de vacinação de São Paulo prevê que os próximos grupos que podem ser imunizados são os seguintes:
A partir de 14/05:
Pessoas com comorbidades com 50 anos e mais.
Pessoas com Deficiência Permanente beneficiários do BPC a com 50 anos e mais.
A partir de 17/05:
Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades (acima de 18 anos).
Profissionais de Saúde com 42 anos e mais.
A partir de 18/05:
Trabalhadores de transporte coletivo (motoristas e cobradores).